Exagerou no álcool? Saiba como preparar o ‘caldo cura ressaca’

 

Acordar com aquela ressaca não é nada legal. Se exagerou na noite de réveillon uma boa pedida para curar todo esse mal-estar é o ‘caldo cura ressaca’,  idealizado pela culinarista de Teresina, Sandra Régia. Não é gorduroso, tem pouco sódio, o sabor e o cheiro dispensam comentários, além de ter função fortificante, proporcionar bem-estar e melhorar os sintomas da ressaca, como ânsia de vômito, dores de cabeça e diarreia.

Com apenas 200kcal em 500ml de porção, o caldo é uma boa opção ainda para quem prefere algo saudável e que seja certeiro para se livrar daquela ressaca. Verduras e legumes que contém fibra, vitamina e bastante proteína são alguns dos ingredientes do curador de ressaca. Para quem exagerou nas bebidas alcóolicas durante a festa nada mais que recomendável.

A culinarista Sandra Régia garante ainda que o mesmo processo e os mesmos ingredientes podem ser adaptados para diversas outras receitas como molhos para massas bastando apenas acrescentar creme de leite, azeite e milho verde.

“Quando eu pensei em fazer esse caldo foi justamente para atender a um público que no dia seguinte às festas pudessem apreciar um prato saudável, nutritivo e que ao mesmo tempo reduzisse ao zero os sintomas da ressaca. Eu participo de muitos eventos em que a cachaça é bastante consumida e quem conhece o meu “Caldo Cura Ressaca” sabe que ele resolve e é eficaz”, diz.

A receita rende 10 porções e você gasta apenas R$ 12,00 com a compra do material.
Saiba como preparar o ‘caldo cura ressaca’:

Ingredientes
– 500g de carne moída (pode ser bovino, caprino, ovino ou suíno. A única ressalva é não usar carne gorda)

– 2 cebolas médias
– 2 tomates médios
– 1 pimentão
– Cheiro-verde à gosto
– 4 dentes de alho picados
– 1 pacote de tempero pronto (sabor carne)
– 1 colher de café de corante
– Pimenta misturada com cominho (1 pequena porção de pimenta para 5 de cominho)
– Sal à gosto
– 1 batata
– 2 cenouras
– 5 maxixes

Modo de preparo
Para fazer o ‘caldo cura ressaca’ é preciso seguir algumas etapas e fazer tudo separado. Segundo a culinarista criadora da iguaria, se feito tudo junto o resultado não sairá com o mesmo sabor.

– Primeira etapa: coloque a batata as cenouras e os maxixes para cozinhar em vapor (em banho maria). Não cozinhe na água. Cozinhando a vapor você mantém as proteínas dos legumes. Depois de cozidos, separe-os.
– Segunda etapa: cozinhe a carne moída junto com os tomates, as cebolas, o pimentão e o cheiro-verde. Depois de cozidos, tire do fogo e coloque em uma travessa acrescentando os condimentos, alho, o tempero pronto, corante, pimenta com cominho e sal. Misture bem os condimentos e depois acrescente a batata, as cenouras e os maxixes pré-cozidos.
– Terceira etapa: você vai pegar todos os ingredientes colocar no liquidificador e triturar. Sim. Tudo junto. Para ajudar na tritura dos ingredientes, acrescente água até que o caldo fique com o aspecto aquoso.
– Depois de triturado, leve ao fogo e deixe cozinhar por mais 10 minutos. E sirva bem quente! Bom apetite e adeus ressaca!

Fonte: G1