Família de Tradição oferece almoço a foliões de Companhia Santos Reis Água do Café em Platina
Um delicioso almoço foi servido a cerca de 150 foliões da Companhia de Santos Reis de Platina, no último domingo, na Água do Café.
O cardápio, a base de macarrão caseiro, leitoa frita, carne com batata e mandioca, arroz, feijão, saladas e milho verde cozido, foi oferecido pelo casal Aparecido Silvério e Dalva, que não mediu esforços para fazer um almoço com muita fartura.
No próximo sábado, dia 9, acontece no Salão de festa da Igreja Santo Antônio na Água do Óleo município de Platina, a festa de Santos Reis, comemorado hoje, dia 6 de janeiro.
“O almoço de domingo foi ofertado às pessoas que estão desde o dia 25 de dezembro correndo casas da região de Platina, Assis e região, sítios, chácaras e fazendas, arrecadando prendas para esta belíssima festa de Santos Reis, que acontece no sábado, dia 9. Toda comunidade de Assis e região estão convidadas a participar deste almoço, diz os foliões”
Segundo eles, 5 mil pessoas são esperadas para este almoço.
Dia dos Santos Reis – O “Dia de Reis”, ou “Dia dos Santos Reis” comemorado em 06 de janeiro é o dia que Jesus Cristo recém-nascido recebeu a visita de três Reis Magos, vindos do oriente. A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como “Noite de Reis”.
A data marca, para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos Belchior, Gaspar e Baltazar.
A história dos Reis Magos diz que eles esperavam pelo Salvador. Deus os recompensou pela retidão com uma maravilhosa estrela guia, reconhecida pela sabedoria de suas mentes como o sinal a ser seguido, para orientação dos seus passos até onde se achava o Menino Jesus.
Foram eles que mostraram ao mundo o cumprimento da profecia de séculos, chegando no palácio do rei Herodes, de surpresa e perguntando “pelo Messias, o recém-nascido rei dos judeus”. Nesta época aquele tirano reprimia a população pelo medo, com ira sanguinária. Mas os Reis Magos não o temeram, prosseguiram sua busca e encontraram o Menino Jesus.
A Bíblia diz que os Reis Magos chegaram à casa e viram o Menino Jesus com sua Mãe. Isto porque José já tinha providenciado uma moradia muito pobre, mas mais apropriada, do que a gruta de Belém onde Jesus nascera. Alí, os reis magos, depois de adorar o Messias, entregaram os presentes: ouro, incenso e mirra. O ouro, significa a realeza de Jesus; o incenso, sua essência divina e a mirra, sua essência humana. Prestada a homenagem, voltaram para suas nações, evitando novo contato com Herodes, como lhes indicou o anjo do Senhor.