FEMA promove treinamento de ferramenta para gestão de projetos de software

 

Denominada Scrum, metodologia vem sendo aplicada em diversas empresas no mundo. O tutorial fez parte da premiação do SWAssis

Alunos, professores e profissionais da área da Informática participaram no dia 30 de novembro, no anfiteatro da FEMA, de um treinamento sobre scrum, organizado pela Diniz Soft Sistemas de Informática e Diniz Apps.

Scrum é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software. O termo vem de uma jogada do rugby, onde oito jogadores de cada time devem se encaixar para formar uma muralha. Nesse modelo, os projetos são divididos em ciclos chamados de sprint, que representa um time box no qual um conjunto de atividades deve ser executado.

Essa metodologia envolve o cliente, o analista de sistemas, o desenvolvedor e todos os que estão associados a um determinado projeto. Inicialmente criado para gerir ações de software, o scrum também vem sendo utilizado para gerenciar projetos em outras áreas.

A ferramenta está presente em todo o mundo, inclusive no Brasil. Rede Globo, Yahoo!, Locaweb e Google são algumas das empresas que aplicam o método. Na região de Assis, a unidade da multinacional TOTVS também aplica conceitos de scrum.

O treinamento na FEMA foi conduzido por Paulo Sérgio Diniz, da Diniz Soft Sistemas de Informática e Diniz Apps, de Dracena, SP, e organizado pelo professor doutor Almir Rogério Camolesi, com apoio da Coordenadoria e Informática da instituição.

Também consultor e mentor, Diniz participou da primeira edição do Startup Weekend Assis, em outubro, e ofereceu aos participantes um tutorial gratuito da ferramenta. A Informática da FEMA, aliás, foi um dos grandes destaques do SWAssis. Estudantes dos cursos de Análise de Sistemas e Ciência da Computação participaram das equipes premiadas: ChatBus, ConsuFácil e Scar.

Entre as mais prestigiadas de Assis e região, as graduações de Informática da FEMA contam com aulas presenciais, ampla estrutura e corpo docente experiente. A qualidade é reconhecida no mercado pela alta empregabilidade dos estudantes formados e dos estagiários nas principais empresas do país.