Fema recebe financiamento do Fehidro
Recursos serão utilizados em pesquisas com água
Na semana passada, a Fundação Educacional do Município de Assis – Fema recebeu a primeira parcela de recursos do Fehidro, Fundo Estadual de Recursos Hídricos, para estudos com a água.
O projeto consiste na avaliação da qualidade da água como indicador ambiental na sub-bacia do Pari, no médio Paranapanema, por meio do IVA, Índices de Qualidade das Águas para Proteção da Vida. Durante um ano, a bacia será monitorada com uma coleta mensal em 12 pontos pré-determinados.
Nesta etapa, foram liberados poucos mais de R$ 230 mil. Por meio do Cepeci, Centro de Pesquisas de Ciências, o valor será aplicado na compra de dois equipamentos: o ICP/IOS, utilizado para a análise de metais em análise ambientais, e o injetor automático para o HPLC, usado para separar produtos químicos e determinar a composição de uma amostra.
“O Cepeci vem trabalhando em estudos relacionados à água constantemente”, conta o diretor do Fema/Imesa Eduardo Augusto Vella Gonçalves.
O Centro de Pesquisas de Ciências conta com linhas de estudos na área da qualidade de água e alimentos. Analisa, ainda, a qualidade dos produtos agropecuários e das sementes. O setor é formado por profissionais especializados e também por estagiários do curso de Química Industrial.
A proposta foi apresentada em 2014 e o convênio entre o Fehidro e a Fema assinado em março de 2015. O valor total é de R$ 299.550,00, em duas parcelas. O restante do financiamento será liberado após o término do projeto.
Silvio Moura
Assessoria de Comunicação Fema