Festa de Reis em Cândido Mota comemora 100 anos da Bandeira da Família Leiteiro

A Festa de Reis da Família Leiteiro, tradição iniciada por Vicente Modesto de Oliveira, em 1923 até 1958, quando o filho, Antoninho Vicentinho de Oliveira, o ‘Toninho Leiteiro’, assumiu o comando do evento, até falecer aos 84 anos, em agosto de 2022, vai ser realizada este ano, por seus filhos, familiares e amigos.

O evento, que acontece no dia 6 de janeiro, no salão de festas da água da Pinguela, bairro rural de Cândido Mota, irá comemorar os 100 anos da bandeira da família.

A programação vai começar às 9h30, com celebração da missa solene. Após, será servido o almoço, às 11h30. E logo depois, por volta das 13h, acontece a cerimônia de encontro das bandeiras, da ‘Família Leiteiro’ e da ‘Família Godinho’.

Segundo os organizadores, são esperadas oito mil pessoas para o almoço, que terá arroz, macarrão, feijão e carne, entre bovina, suína e frango.

Os gêneros foram arrecadados durante as visitas dos foliões a famílias em Cândido Mota e cidades da região.

A jornada dos músicos e foliões começou no último dia 25, seguindo a tradição, e deve terminar neste dia 4. Neste período, os cerca de 100 voluntários que atuam nas bandeiras devem visitar em torno de 150 propriedades na região, utilizando dois ônibus, uma van e uma caminhonete.

“Como todos os anos, será uma grande festa, com a presença de um grande público. Desde já queremos agradecer a todas as famílias que nos receberam durante a jornada, que foram muitas, com carinho, fé, amor e devoção, a todos que trabalham com as bandeiras, aos voluntários que irão trabalhar no dia da festa, aos membros da família, ao festeiro José Godinho e todos os seus familiares”, disseram os organizadores da festa.

Eles ressaltam ainda, que se alguém quiser participar voluntariamente na preparação da festa, pode comparecer no salão de festas da igreja da Pinguela, nos dias 5 e 6 de janeiro.

“É uma tradição que estamos tentando manter viva, e toda ajuda é bem vinda”, finalizaram.

Bandeira da Família Leiteiro comemora 100 anos