“Festa na Mesa” acontecerá entre 12 e 22 Novembro

 

O evento contará com circuito gastronômico, concurso de cozinheiros amadores, praça de alimentação, cursos e workshops 

        Na última quinta-feira, 01 de outubro, em coletiva de imprensa realizada na secretaria de Cultura foi feito o lançamento da primeira edição do Festa na Mesa, festival gastronômico,  acontecerá em Ourinhos, entre os dias 12 a 22 de novembro de 2015.

O evento é uma iniciativa da Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Cultura e Desenvolvimento e Econômico, em parceria com o Comtur (Conselho Municipal de Turismo).

Participaram da coletiva o Secretário de Cultura, Fernando Cavezale, a diretora de turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Lavínia Xavier e a presidente do Comtur, Christiane Bombonati

Também esteve presente o diretor técnico do 1º Festa na Mesa, o chef de cozinha Daniel Assad Abujamra, natural de Ourinhos mas com formação em gastronomia na Itália, Inglaterra e EUA. O chef de cozinha já tem experiência com eventos similares, inclusive já participou do Restaurant Week em São Paulo.

“O Festa na Mesa será um festival gastronômico com viés cultural e turístico. Hoje a gastronomia tem se destacado no mundo todo, com restaurantes e chefs propondo uma nova abordagem, com uma culinária mais refinada”, destacou o secretário de Cultura.

“A Cultura e o Turismo caminham juntos. A pasta de Cultura tem um vasto calendário de eventos que atrai turistas da região e de outras partes de São Paulo e até do Brasil. Por conta disto é importante esta parceria com o turismo, para melhorarmos ainda mais nossa capacidade de receber e atender a demanda dos visitantes de Ourinhos”, concluiu Lavínia.

A presidente do Comtur lembrou que Ourinhos está pleiteando tornar-se um MIT (Município de Interesse Turístico). “Inclusive estes eventos da pasta de Cultura, além dos outros com Fapi, Motofest, somado aos demais equipamentos de potencial turístico nos credenciam a buscar o MIT”, confirmou.

O evento conta também com o apoio do Sebrae, ACE (Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos), Sinhores (Sindicato de Hóteis, Restaurantes, Bares e Similares de Ourinhos), Senac e Senai.

Circuito Gastronômico

O evento contará com várias modalidades. Uma delas será um circuito gastronômico de restaurantes, bistrôs, bares e até lancherias. A proposta é que no período do Festa na Mesa todos eles ofereçam 2 opções de menu diferentes do seu cardápio normal, incluindo: Entrada, Prato Principal e Sobremesa, a um preço igual para todos e promocional para o público.

Alguns estabelecimentos poderão incluir nesses 2 menus especiais para a Festa na Mesa um de seus pratos de maior destaque, mas com um toque especial.

Já estão confirmados no evento: a Cachaçaria Água Doce, Oliva bistrô, Charles Burger,  Rikaria, Ventura, restaurante alemão (berlin), la parrila, Estação Baguete e Bon Vivant e  o  Ibis kitchen vai lançar no evento. Além disto, outros estabelecimentos foram convidados e ainda podem participar do evento.

Concurso Popular de Cozinheiros

Durante o Festa na Mesa também acontecerá um Concurso popular de cozinheiros amadores. Ao final do concurso será feita a eleição dos 10 melhores pratos. “Pessoas que não são profissionais da gastronomia, mas que tem o dom da culinária, poderão participar, fazendo a inscrição de seus pratos”, explicou o Secretário de Cultura.

Praça de Alimentação

O evento também contará com uma Praça de alimentação com a participação de Food Trucks, alguns estabelecimentos e pessoas interessados em levar pratos diferentes e populares. Além disto a Praça de Alimentação contará com atividades artísticas. O local ainda será definido.

Cursos e Workshops

Outra proposta do Festa na Mesa é possibilitar a capacitação e formação de pessoas que tenham interesse no ramo gastrômico. Por conta disto, serão promovidos vários cursos e workshops  Alguns serão gratuitos e outros com uma taxa de inscrição.