Fim das restrições em SP
A informação em nível estadual foi divulgada na segunda-feira (16) e entrou em vigor nesta terça-feira (17).
A liberação foi autorizada pela gestão João Doria (PSDB) antes que a maioria da população estivesse imunizada com as duas doses da vacina contra a Covid-19 e com indicadores da pandemia ainda fora de controle. Além disso, há a preocupação com o avanço da variante delta do coronavírus no país.
Com isso, em Bauru a partir desta quinta-feira (18), quando será publicado novo decreto, estabelecimentos comerciais e serviços de todos os setores econômicos não terão mais limite de horário e nem de capacidade de ocupação de público. Há apenas a recomendação para que aglomerações sejam evitadas e o uso da máscara continua obrigatório.
Também serão liberados os eventos sociais, culturais e as feiras corporativas com controle de público. Continuam proibidos apenas shows com público em pé, pistas de dança e torcida em estádios de futebol, que devem ser autorizados em 1º de novembro.
No comunicado de que vai acompanhar o Plano São Paulo, a prefeitura de Bauru ressalta admite que “a pandemia ainda é uma realidade”, pede a “colaboração da população” e avisa que “irá monitorar diariamente os índices e sempre encontrar o equilíbrio entre saúde e economia”.
O QUE VOLTA A FUNCIONAR SEM RESTRIÇÃO DE HORÁRIO?
- Restaurantes, bares, cafés e lanchonetes;
- Lojas, shoppings, galerias e outros comércios não essenciais;
- Salões de beleza, barbearias e clínicas de estética;
- Museus, cinemas, teatros e shows com público sentado;
- Academias de ginástica, clubes e centros esportivos.
- Serviços essenciais como supermercados, postos de gasolina, bancos e farmácias já estavam autorizados a operar em qualquer horário.
O que continua proibido?
- Shows com público em pé;
- Pistas de dança;
- Torcida em estádios.