Fotógrafo premiado em festival internacional fez registro por acaso: ‘Não sabia que teria eclipse solar’

O fotógrafo de Jaú que foi premiado em um festival internacional conhecido como o “Oscar da Fotografia” conta que a imagem vencedora foi registrada por acaso. Eduardo Barbosa percebeu que o pôr do sol do dia 2 de julho seria especial e pegou o equipamento para fotografar.

A foto que mostra o eclipse solar que pode ser visto parcialmente no Brasil ganhou a Estatueta na categoria Astrofotografia do Brasília Photo Show. A premiação foi realizada neste sábado (30) na capital do país.

“Eu não sabia que seria o eclipse solar, eu faço fotos de natureza nas horas vagas e esse dia eu vi que o pôr do sol iria ser lindo. Peguei a câmera e sai para fotografar, quando me dei conta me vi nessa cena maravilhosa, quando o eclipse começou eu não acreditei. Ri muito sozinho e quase chorei de emoção”, lembra.

Fotógrafo recebeu a Estatueta pela melhor foto na categoria Astrofografia — Foto: Eduardo Barbosa /Arquivo pessoal

Fotógrafo recebeu a Estatueta pela melhor foto na categoria Astrofografia — Foto: Eduardo Barbosa /Arquivo pessoal

Registro de eclipse solar feito por fotógrafo de Jaú recebe prêmio em festival

Registro de eclipse solar feito por fotógrafo de Jaú recebe prêmio em festival

Fotografo profissional há dois anos, Eduardo ficou feliz de estar com o equipamento correto aquele dia, mas confessa que não se preparou para registrar um eclipse.

“Por coincidência eu estava com a lente certa para o clique, por isso eu digo que esse clique foi um presente de Deus”, completa.

Essa foi a segunda vez que o fotógrafo se inscreveu no concurso. Há dois anos ele concorreu no festival com fotos da Avenida Paulista em outra categoria, mas não foi finalista. Dessa vez, a foto tirada na porta de casa praticamente lhe rendeu a estatueta.

“Nem precisei ir muito longe para conseguir o clique perfeito. Tirei a foto na frente do condomínio onde moro. As pessoas se limitam muito, esse prêmio é prova que não precisamos ir longe para conseguir cliques maravilhosos.”

Além da premiação com a Estatueta, a foto de Eduardo consta no catálogo de imagens da premiação e ele pode durante dois dias trocar experiências com profissionais de todo o Brasil e também do mundo.

Foram mais de 13 mil inscritos na edição 2019/2020 do festival, divididos em 20 categorias. (Confira aqui todos os vencedores da edição).

“Um indiano veio para receber a premiação. Foram dois dias de evento com palestras, rodas de conversas e a premiação. Conheci pessoas incríveis e vou levar essa experiência para o resto da vida”, finaliza.

Profissional de Jaú participou do evento em Brasília — Foto: Arquivo pessoal

Profissional de Jaú participou do evento em Brasília — Foto: Arquivo pessoal