Gestão de trecho da SP-333 vai passar do DER para concessionária Entrevias

 

Mais um trecho da Rodovia Dona Leonor Mendes de Barros (SP-333) ficará sob a responsabilidade da iniciativa privada a partir desta quinta-feira (6). O governador Geraldo Alckmin (PSDB) esteve nesta manhã em Marília para autorizar a transferência do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para a concessionária Entrevias de 271 km de rodovias que compreendem o eixo da SP-333 entre Florínea e Borborema e outras vias transversais.

A medida é para melhorar as condições da via que é alvo de reclamações de vários motoristas na região de Marília. São problemas como a grande quantidade de buracos, asfalto irregular, placas encobertas pelo mato alto, falta de acostamento. E pela quantidade de veículos, motoristas pedem a duplicação do trecho que tem registro frequente de acidentes.

“A concessionária assume a responsabilidade pela administração e os investimentos nas rodovias que compõem o trecho da rodovia de Florínea, na divisa do Paraná, passando por Marília, até Igarapava, na divisa com Minas Gerais. Já foram contratadas 150 pessoas e vai chegar a mais de 1 mil no auge das obras, gerando emprego para a região”, diz o governador.

Ainda de acordo com contrato de concessão, as vias passaram a receber obras de recuperação e melhorias de forma imediata. Além desses serviços prioritários, nos próximos 12 meses será concluída a duplicação da Rodovia Dona Leonor Mendes de Barros (SP 333), entre o km 314,4 e o km 323.

Ao todo, no primeiro ano de contrato, estão previstos investimentos de mais de R$ 160 milhões. Ao longo do contrato de 30 anos já estão garantidos R$ 3,9 bilhões em investimentos para proporcionar o desenvolvimento regional com ampliações na infraestrutura rodoviária, levando maior fluidez e segurança.

No total, o contrato prevê a execução de 201 quilômetros de pistas da SP-333 entre Florínea e Borborema nos primeiros oito anos de contrato. Outras obras a serem concluídas no primeiro ano são a implantação de 5,1 quilômetros de marginais na SP-333 em Marília que irão melhorar a fluidez e segurança no trecho do município, além de oito novas passarelas e 14 quilômetros de ciclovias na SP-333.

Somente após a execução dessas obras e autorização da Artesp que poderá ser implantada a cobrança de pedágio. A conclusão só será considerada efetivada pela Artesp após a realização de vistoria específica de cada item.

Assim que houver a liberação da cobrança, a concessionária já terá de estar com os equipamentos programados para dar desconto de 5% na tarifa para os veículos que utilizem o pagamento automático. Também está prevista a possibilidade de a concessionária adotar tarifas flexíveis, com preços menores nos horários de menor demanda de tráfego, por exemplo.

Outras melhorias

Além da malha de 271 quilômetros de rodovias entre Florínea (no limite com o Paraná) e Borborema (na região central do Estado), a partir de março de 2018 a concessionária irá assumir o trecho de 299 quilômetros que eram de responsabilidade de outra empresa. Na transição, haverá redução média de 19% nos valores de pedágio atualmente em operação nesse trecho. Adicionalmente, em todas as praças deverá ser praticado desconto de 5% na tarifa para os usuários que optarem pelo pagamento eletrônico (com tags).

Lote de concessão

O lote Rodovias do Centro-Oeste Paulista engloba trechos de sete rodovias paulistas no eixo entre Florínea (divisa com o Paraná) e Igarapava (divisa com Minas Gerais): SP-266; SP-294; SP-322; SP-328; SP-330; SP-333 e SP-351. Do total de investimentos, R$ 1 bilhão será em obras de ampliação principal. Também estão previstos R$ 1,8 bilhão para a restauração de rodovias, R$ 516 milhões em equipamentos e sistemas, além de outros investimentos. Fonte G1