Governo de SP realiza mutirão de catarata na região de Marília
Cirurgias serão realizadas em 27 Ambulatórios Médicos de Especialidades do Governo do Estado e hospitais públicos
O governador Geraldo Alckmin deu início nesta quinta-feira, 8, a um grande mutirão para realização de cirurgias de catarata em 27 Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) e em hospitais públicos de todo o Estado. Com investimento extra de R$ 7 milhões para os procedimentos, a meta é realizar mais 7 mil cirurgias até dezembro, o que representará 33,3% a mais do que é feito na rotina. Com isso, em vez de 21 mil cirurgias, serão realizadas 28 mil.
“Hoje inicia e por que catarata? É a mudança demográfica. O Brasil, que era um país jovem, hoje é um país maduro caminhando para ser um país idoso. Então, têm doenças próprias, de pessoas mais velhas. Nossa meta é zerar”, disse o governador Geraldo Alckmin.
Os pacientes serão atendidos mediante agendamento dos municípios pela Central de Regulação de Oferta e Serviços de Saúde (Cross), do Governo do Estado. No total, serão beneficiados pacientes de 16 regiões do Estado: ABC, Araçatuba, Barretos, Campinas, São Paulo, Bauru, Vale do Paraíba, São José do Rio Preto, Marília, Presidente Prudente, Franca, São João da Boa Vista, Vale do Ribeira, Piracicaba, Baixada Santista e Sorocaba.
“O objetivo do mutirão é agilizar o atendimento, ofertando mais cirurgias de catarata por meio dos AMEs, e ajudando a evitar casos de cegueira em pessoas com diagnóstico de catarata”, afirma o secretário de Estado da Saúde, David Uip.
Mutirão de cirurgia de retina em São José do Rio Preto
A Secretaria promoverá, também a partir desta quinta-feira, um mutirão de cirurgias de retina no Hospital Estadual de São José do Rio Preto. Com investimento de R$ 520 mil, serão 25 procedimentos cirúrgicos a mais por mês na unidade, entre setembro de dezembro, totalizando um aumento de 100 cirurgias nesse período.
O mutirão também tem início no dia 8 de setembro, com pacientes previamente agendados e que estão aguardando o procedimento em São José do Rio Preto.
Relação de AMEs participantes do mutirão de catarata:
Andradina
Araçatuba
Assis
Atibaia
Barretos
Bauru
Caraguatatuba
Catanduva
Dracena
Franca
Jundiaí
Mauá
Mogi-Guaçu
Ourinhos
Pariquera-Açu
Piracicaba
Praia Grande
Promissão
Santos
Santo André
São Paulo – Barradas
São Paulo – Geraldo Bourroul
São Paulo – Maria Zélia
São Paulo – Zona Leste
Sorocaba
Santa Bárbara d’Oeste
Tupã
Assessoria de Imprensa