Hospitais, transportes, serviços: veja os reflexos da greve dos caminhoneiros na região

Com a greve dos caminhoneiros contra o preço do diesel, pedágios e fretes, diversos serviços das cidades do Centro-Oeste Paulista estão sendo afetados.

Mesmo com o anúncio do presidente Michel Temer neste domingo (27) sobre medidas do Governo Federal atendendo às principais revindicações dos caminhoneiros, as paralisações e protestos em rodovias da região continuam.

Centro-Oeste Paulista sente os reflexos da greve dos caminhoneirosCentro-Oeste Paulista sente os reflexos da greve dos caminhoneiros

G1 reuniu os principais pontos de protestos e todos os impactos causados pela paralisação. Veja a lista abaixo:

Bauru

  • Saúde: A Famesp divulgou, em nota, que hospitais da região de Bauru já percebem atraso na entrega de insumos hospitalares e materiais médicos em geral, como equipamento de infusão de sangue e frasco de sonda usado em dietas. Segundo a Fundação, ainda não há falta de estoque mas, se a greve continuar, até o meio da próxima semana poderá haver prejuízos.
  • Transporte coletivo: A Emdurb informa que montou um plano emergencial de atendimento do transporte coletivo, principalmente para atender os horários de pico nesta segunda-feira (28). Até às 9h30, os ônibus vão circular em tabela horária de dia útil e desse horário até às 15h30, a tabela será mesma utilizada aos sábados, voltando ao normal das 15h30 às 19h, depois desse horário volta para a tabela de sábado. No entanto, na terça-feira (29), o transporte vai voltar ao horário normal.
  • Alimentos: Na Ceagesp, preços de alguns produtos como a batata e a cebola dobraram e há prejuízos na entrega. Segundo a companhia, a comercialização de produtos no momento está em apenas 20% do volume normal. Alguns supermercados também começaram a remarcar os preços. A produção da Frigol, empresa de açougues, está parada. O vice-presidente da Associação dos Feirantes de Bauru afirma que o abastecimento já está prejudicado. Mesmo assim, os vendedores estão segurando os preços pra não repassar aos consumidores. Alguns açougues da cidade também registraram desabastecimento nesta terça-feira (29) e anunciaram aos clientes que, após o término da mercadoria, fechariam o estabelecimento. Em Avaí, cidade vizinha a Bauru, um produtor de pimentãos teve que jogar fora a produção por não ter como escoar e o produto acabou estragando. Um prejuízo de R$ 4 mil.
Açougue avisa clientes que ficará aberto até acabar a carne (Foto: Giuliano Tamura/TV TEM)

Açougue avisa clientes que ficará aberto até acabar a carne (Foto: Giuliano Tamura/TV TEM)

  • Prefeitura: O prefeito decretou situação de Emergência Pública no Município de Bauru por conta da paralisação nacional dos caminhoneiros. Com isso, todas as empresas que comercializem combustíveis no Município devem assegurar prioridade para atendimento dos serviços públicos essenciais – saúde, educação (transporte de alunos e distribuição de gêneros alimentícios para os estabelecimentos educacionais); transporte coletivo urbano; coleta de lixo;segurança pública e defesa civil e Conselho tutelar.
  • Correspondência: Já no serviço dos Correios, de acordo com o último levantamento, o número de encomendas entregues no interior foi cerca de 40% menor em relação a um dia normal. Serviços especiais, como SEDEX 10, SEDEX 12 e SEDEX Hoje, estão suspensos. A empresa está aceitando normalmente a postagem de encomendas Sedex convencional e PAC, porém os prazos de entrega desses serviços estão sendo acrescidos de 5 dias úteis. (afeta toda região)
  • Serviços: O setor de pavimentação também está parado por falta de material necessário para fazer o asfalto. As obras do PAC já sofrem a paralisação de serviços que dependem de concreto (guias, sarjetas, calçadas e caixas de centro), devido à falta de cimento nas centrais de concreto do município.
  • Educação: A Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP) suspendeu até quarta-feira (30) as atividades de seus cursos (aulas práticas e teóricas) de graduação nas áreas de Medicina, Odontologia e Fonoaudiologia. Com a suspensão, também estão interrompidos os atendimentos nas clínicas de Fonoaudiologia e Odontologia no campus que contam com a atuação dos alunos de graduação. Nos campi da Unesp as diretorias estão reunidas para definir o cronograma das atividades. A reitoria da universidade emitiu uma nota em que orienta os campi a suspender as atividades da graduação até quarta-feira (30), mas espeitando as especificidades de cada unidade. As Faculdades Integradas de Bauru (FIB) optaram por manter as aulas presenciais, mas provas e trabalhos avaliativos serão suspensos e faltas não serão computadas para alunos que não puderem comparecer. A Universidade do Sagrado Coração (USC) informou que irá manter as aulas presenciais e não irá cancelar provas e trabalhos. No caso dos alunos que não puderem comparecer, estes deverão apresentar comprovação documental na secretaria da universidade, que será analisada e, posteriormente, respondida.
  • Aeroporto: Segundo o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (DAESP), não há mais combustível necessário para abastecer as aeronaves que pousam e decolam no aeroporto Bauru/Arealva. O DAESP já emitiu o NOTAM (Aviso aos Aeronavegantes), comunicando a todos os usuários (pilotos e donos de aeronaves) do aeroporto sobre a situação neste momento.
  • Combustível: Bauru começou a ter pontos de desabastecimentonove dias após o início da greve dos caminhoneiros. A cidade, que tem abastecimento de gasolina e diesel garantido parcialmente por linhas de trem, virou destino de muitos motoristas que precisam encher os tanques, o que causou filas em alguns postos e pontos de desabastecimento. Postos estão fazendo racionamento.
  • Abastecimento: Distribuidoras de gás de cozinha também já estão sentindo os reflexos, algumas já não tem produto.
Distribuidora em Bauru já está sem gás de cozinha (Foto: Giuliano Tamura / TV TEM )

Distribuidora em Bauru já está sem gás de cozinha (Foto: Giuliano Tamura / TV TEM)

Marília

  • Saúde: A Central de Ambulâncias está operando no sistema de racionamento e atendendo somente pacientes acamados, os que fazem hemodiálise, quimioterapia, radioterapia e os que estão em tratamento contínuo com risco de vida. O Hospital da Faculdade de Medicina de Marília (Famema) informou, em nota, que está com desabastecimento em vários setores e que, por conta disso, internações, cirurgias e exames podem ser prejudicados. Nesta terça-feira (29), o hospital informou que suspendeu as cirurgias eletivas nos dias 29 e 30 de maio e 4 de junho.
  • Prefeitura: Entrega do leite do programa “Viva Leite” foi suspenso. Os demais serviços seguem sendo feitos de forma racional e conforme prioridade do cidadão. Os serviços de recape e tapa-buracos estão cancelados por falta de material, que não foi entregue na cidade;
  • Transporte Público: O serviço voltou a funcionar nesta segunda-feira (28). No entanto, segundo a Associação Mariliense de Transporte Urbano (AMTU), o combustível remanescente no sistema consegue garantir a operação dos serviços somente até esta terça-feira (29). A empresa Grande Marília, que atende as linhas das regiões Norte e Leste, vai conseguir operar com 100% da frota. Já a empresa Sorriso de Marília, que atende as linhas das regiões Sul e Oeste, vai operar com 100% da frota nos horários de pico (de entrada e retorno do trabalho) e 70% nos demais horários.
  • Alimentos: A Ceagesp informou que o posto trabalha com só 20% da sua capacidade e que houve um aumento em média de 10% no preço dos produtos. Também há registro de aumento de preços nos supermercados.
  • Combustível: Em Marília, alguns postos começaram a receber caminhões-tanque durante a madrugada desta terça-feira (29). Por conta disso, há filas grandes na maioria dos estabelecimentos.
Postos de Marília começam a receber combustível nesta terça-feiraPostos de Marília começam a receber combustível nesta terça-feira

Botucatu

  • Prefeitura: A prefeitura da cidade decretou estado de emergência no dia 24 de maio devido ao desabastecimento, a fim de garantir serviços essenciais da cidade, como transporte de alunos, merenda escolar, Samu, ambulâncias e viaturas da Guarda Civil Municipal. A coleta porta a porta da campanha do agasalho que ocorreria no sábado (26) também foi cancelada.
  • Abastecimento: Na cidade, as distribuidoras de botijão de gás também estão ficando sem o produto. Pelo menos cinco distribuidores não tem mais o GLP para abastecer os botijões desde quinta-feira (24) e em um deles tem 480 botijões vazios aguardando o reabastecimento.
Em Botucatu, distribuidores de botijões de gás estão sem o GLP para reabastecer (Foto: TV TEM / Reprodução )

Em Botucatu, distribuidores de botijões de gás estão sem o GLP para reabastecer (Foto: TV TEM / Reprodução)

  • Saúde: O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) suspendeu as cirurgias eletivas, devido à greve. Em nota, informou que as mudanças “são preventivas e totalmente reversíveis, pensadas para garantir a assistência adequada nesse período à população”.
Caminhões com combustível foram escoltados de Bauru até Botucatu (Foto: Polícia Militar / Divulgação )

Caminhões com combustível foram escoltados de Bauru até Botucatu (Foto: Polícia Militar / Divulgação)

  • Combustível: Desde a segunda-feira (28) viaturas da PM de Botucatu fazem a escolta de caminhões com combustíveis, carregados com gás e com produtos para tratamento, limpeza e química de água (Sabesp). A implantação da logística de escoltas foi estabelecida em uma reunião da prefeitura com a PM, donos de postos de combustíveis, de distribuidores de gás, empresas de transporte coletivo, Sabesp e CPFL realizada no domingo (27). A reunião estabeleceu medidas para garantir a manutenção de serviços essenciais na cidade. De acordo com a prefeitura, as escoltas não trarão prejuízo ao patrulhamento preventivo em Botucatu, já que a Polícia Militar trabalha com equipes de vários municípios, integradas nesta ação. Além disso, parte do efetivo da escolta será da atividade delegada, custeada pelo município. Apenas um dos postos da cidade, que fica a cerca de 10 km do centro, ainda tem diesel e etanol no fim de semana, os demais estão fechados. Uma fila se formou no local na manhã de domingo.
Fila de carros no único posto que ainda tem etanol em Botucatu (Foto: TV TEM / Reprodução )

Fila de carros no único posto que ainda tem etanol em Botucatu (Foto: TV TEM / Reprodução)

Ourinhos

Sacolão de hortifúti em Ourinhos já registrava poucos produtos neste domingo (Foto: TV TEM / Reprodução )

Sacolão de hortifrúti em Ourinhos já registrava poucos produtos neste domingo (Foto: TV TEM / Reprodução)

  • Alimentação: supermercados aumentaram os preços e tomate chega a custar R$ 6,90 o quilo.
  • Transporte Público: o Terminal Urbano anunciou novo horário de funcionamento. Das 6h às 8h, as linhas vão operar normalmente; das 8h às 10h40 terminal fica fechada e reabre em tabela horária de domingo até às 14h; das 14 às 16h40 o terminal volta a fechar voltando a funcionar em tabela horária da domingo até às 19h, depois disso, até às 22h, o terminal fica fechado e volta a funcionar em horário de domingo até às 23h40. No fim de semana não teve transporte coletivo na cidade.
Terminal de Ourinhos permaneceu fechado no domingo (Foto: TV TEM / Reprodução )

Terminal de Ourinhos permaneceu fechado no domingo (Foto: TV TEM / Reprodução)

  • Prefeitura: as licitações para alimento, gás, cloro e outros produtos da cidade de Ourinhos são todas de cidades de fora. Por conta disso, com a greve dos caminhoneiros, a prefeitura optou por decretar o estado de emergência neste sábado (26). Segundo a assessoria da prefeitura, alguns produtos estão sendo adquiridos em estabelecimentos dentro da cidade. Portanto, até o momento, a cidade está conseguindo manter a merenda das escolas em dia, assim como o transporte de saúde.
Em Ourinhos, posto fechou na tarde de quinta-feira por falta de combustível (Foto: TV TEM / Reprodução )

Em Ourinhos, posto fechou na tarde de quinta-feira por falta de combustível (Foto: TV TEM / Reprodução)

  • Saúde: A Santa Casa de Ourinhos informou, em nota, que os processos eletivos, inclusive cirurgias, estão suspensos a partir desta terça-feira (29) por conta da dificuldades de reposição de materiais e medicamentos de maneira geral.

Borborema

  • Prefeitura: a prefeitura decretou situação de emergência pública.
  • Saúde: a partir de segunda-feira (28), o transporte de pacientes para outras cidade vai estar suspenso, exceto nos casos de hemodiálise e tratamento oncológico.
  • Educação: as aulas também estão suspensas por tempo indeterminado.

Ocauçu

  • Prefeitura: administração da cidade divulgou comunicado nesta segunda-feira (28) alertando para a suspensão de alguns serviços por conta da greve dos caminhoneiros.
  • Transporte: está suspenso a partir desta segunda o serviço que atende alunos de creches e dos ensinos fundamental, médio e superior. Segundo a prefeitura, a medida visa dar preferência aos serviços essenciais, como ambulâncias e coleta de lixo.

Bastos

Protesto de caminhoneiros põe em risco produção de ovos em Bastos (Foto: TV TEM/Reprodução)

Protesto de caminhoneiros põe em risco produção de ovos em Bastos (Foto: TV TEM/Reprodução)

Jaú

  • Combustível: nenhum dos postos da cidade tem combustível, o único que ainda tem etanol fica a 2 km de distância do município na Comandante João Ribeiro de Barros e por conta disso, a fila é grande no local.
  • Prefeitura: coleta de lixo está suspensa na quarta e na quinta-feira desta semana, sendo retomada na sexta-feira.

Garça

  • Prefeitura: somente os serviços de urgências do Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (Saae) foram mantidos. Serão abastecidas só as ambulâncias, os veículos de transporte de alunos e os da merenda escolar. A medida é para evitar que falte combustível para os veículos emergenciais da prefeitura.
  • Educação: houve atraso ana entrega de alimentos em escolas da cidade. Nesta segunda (28), a prefeitura informou que o reservatório de combustível municipal somente conseguirá abastecer os veículos de transporte escolar até esta terça-feira (29).
  • Alimentos: alguns produtos alimentícios que vêm de fora do município, destinados à merenda escolar, não foram entregues na cozinha-piloto. Portanto, existe a possibilidade de adaptação do cardápio para a utilização dos produtos de fornecedores locais e regionais.
  • Saúde: os projetos de prevenção tiveram que ser interrompidos; com relação aos medicamentos, somente a insulina fornecida pelo Estado não foi entregue.

Maracaí

  • Serviços: A prefeitura informou que a coleta de lixo será reduzida esta semana. De terça e sexta-feira, os caminhões passarão no distrito de São José das Laranjeiras e Santa Cruz da Boa Vista. E de segunda, quarta e sexta-feira, a coleta será feita em Maracaí.
  • Educação: A Secretaria Municipal de Educação comunicou que, nesta semana, não haverá transporte de estudantes universitários e técnico para as cidades de Assis, Paraguaçu Paulista, Marília e Cornélio Procópio.

Duartina

  • Prefeitura: Serviços da prefeitura que dependem de mobilidade estão sendo abastecidos com diesel. Segundo a prefeitura, há um estoque para suprir as demandas de transporte escolar, coletivo, coleta de lixo e transporte de pacientes até terça-feira (29).

São Manuel

  • Prefeitura: Serviços essenciais de urgência e emergência prestados pelas ambulâncias e os de coleta de lixo serão priorizados. Todos os demais serviços estarão suspensos, temporariamente, a partir de sexta-feira (25).
  • Educação: A partir desta segunda-feira (28) o transporte de alunos será suspenso e os ônibus só vão se manter “normais nos horários de pico”.

Lençóis Paulista

  • Alimentos: A direção de um frigorífico da cidade decidiu suspender a saída de 20 caminhões que levariam ao Porto de Santos produtos para exportação. Dos 60 veículos do frigorífico que abastecem o interior de São Paulo, 32 ainda não haviam voltado nesta quarta-feira (23) para recarregar.
Consumidor do Centro-Oeste Paulista já sente reflexos da greve de caminhoneiros, frigorífico, Lençóis Paulista (Foto: TV TEM/Reprodução)

Consumidor do Centro-Oeste Paulista já sente reflexos da greve de caminhoneiros, frigorífico, Lençóis Paulista (Foto: TV TEM/Reprodução)

  • Prefeitura: A prefeitura de Lençóis Paulista (SP) divulgou neste sábado (26) o decreto de estado de emergência na cidade. A medida, segundo a prefeitura, permite que veículos oficiais, como ambulâncias e viaturas, tenham convênio com postos de combustível para que os serviços não sejam afetados. Até o momento, a cidade ainda não determinou fechamento de escolas ou expediente reduzido de repartições públicas.

Itápolis

  • Saúde: Com pouco combustível, a Secretaria de Saúde informou que está realizando viagens, apenas para os pacientes que fazem hemodiálise.
  • Transporte Público: O transporte coletivo está suspenso. Os ônibus estão fazendo somente o transporte dos distritos de Tapinas e Nova América para Itápolis, em horários determinados, uma vez de manhã e uma no final do dia.

Paraguaçu Paulista

  • Prefeitura: Foram mantidos atendimento dos serviços públicos essenciais, como o transporte de pacientes para tratamento fora do município e para atendimento de casos de urgência. Foi decretado a suspensão parcial dos serviços municipais, que inclui ainda como prioridades a coleta de lixo, segurança pública e ações da Defesa Civil. A norma vigora até que o fornecimento de combustível em Paraguaçu Paulista seja normalizado.
  • Educação: Em nota, a prefeitura informou que as aulas estão suspensas em toda a rede de ensino municipal a partir desta quarta-feira (30). As aulas retornarão na próxima segunda-feira (4).

Pirajuí

  • Prefeitura: parte dos serviços serão paralisados, sendo mantidos os atendimentos às urgências e emergências de saúde e parte da coleta de lixo doméstico, até que a entrega dos combustíveis esteja normalizada.

Anhembi

  • Prefeitura: viagem de servidores para São Paulo foi adiada.
  • Educação: faculdades da região estão reorganizando o calendário para não prejudicar os alunos que talvez não consigam chegar.
  • Saúde: houve corte nos atendimentos de fisioterapia da Zona Rural por conta de não ter transporte para os pacientes.

Areiópolis

  • Prefeitura: Circulação da frota da prefeitura foi suspensa, só rodam urgência e emergência. Mantidos os transporte da saúde (pacientes Unesp), ambulâncias e coleta de lixo.
  • Educação: transporte de alunos da zona rural foi suspenso desde sexta-feira.

Bofete

  • Prefeitura: prefeito decretou ponto facultativo na segunda-feira (28) e mantém somente os serviços essenciais.

Tabatinga

  • Prefeitura: A prefeitura da cidade decretou, nesta segunda-feira (28), estado de emergência. A partir de terça-feira (29), a prefeitura passará a atender em horário reduzido, das 8h às 12h.
  • Serviços: A coleta de lixo será feita em dias alternados e os serviços de podas de árvores estão suspensos.
  • Educação: A partir de terça-feira (29), haverá suspensão das aulas de escolas da rede pública.
  • Indústria: As fábricas têm sentido mais porque não conseguem despachar mercadorias e não recebem matéria-prima para produzir as mercadorias.
  • Saúde: Foram feitas mudanças nos horários de atendimento dos postos de saúde, que passam a atuar das 8h às 12h. O transporte de pacientes se resumirá em emergência e urgência e pacientes oncológicos e de hemodiálise.

Ibitinga

  • Indústria: mercadorias das indústrias de bordado não estão sendo despachadas, matéria-prima como tecidos não está chegando.

Cabrália Paulista

  • Prefeitura: A cidade decretou situação de emergência nesta segunda-feira (28), no entanto, as aulas e transporte escolar estão mantidas, menos o transporte na zona rural. O Leite do programa “Viva Leite” do Governo do Estado não foi entregue desde a semana passada.

Paulistânia

  • Prefeitura: Serviços de máquinas e tratores estão suspensos.
  • Educação: Transporte escolar está parcial, algumas linhas foram suspensas.

Agudos

  • Prefeitura: Prefeito assinou na tarde desta segunda-feira (28) decreto de estado de emergência. com alteração dos horários de funcionamento dos serviços considerados essenciais, como saúde (transporte de pacientes, distribuição de insumos e medicamentos), educação (transporte de alunos e distribuição de alimentos para merenda).
  • Transporte Público: Sofreu alterações a partir desta segunda-feira (28), com a diminuição de três horários no período da tarde.
  • Coleta de lixo: o decreto de estado de emergência restringiu a coleta de lixo normal para apenas três dias da semana – segunda quarta e sábado. Já a coleta seletiva e de galhos foi suspensa, parcial ou temporariamente.

Macatuba

  • Transporte Público: Houve uma redução no horário de funcionamento dos ônibus circulares. A frota faz viagens apenas de manhã e à tarde.
  • Prefeitura: A prefeitura reduziu a coleta de lixo para três vezes por semana (segunda, quarta e sexta-feira).

Itaju

  • Transporte: A cidade está com problemas no transporte universitário. Na sexta-feira (25), não conseguiu seguir viagem, pois os ônibus foram impedidos pelos caminhoneiros.
  • Prefeitura: Não há reserva de combustível para as ambulâncias.
  • Serviços: Empresas da cidade estão dispensando os funcionários na tarde de sábado (26) e não sabe quando vão retomar a produção.

Mineiros do Tietê

  • Saúde: os veículos de ambulância passarão a ser utilizados somente em caso de emergência e auxílio de pacientes acamados. As viagens para Bauru e Botucatu acontecerão somente uma vez ao dia, sendo que o horário para Bauru será às 5h15 e para Botucatu às 6h.
  • Prefeitura: expediente das repartições vai funcionar até segunda-feira (4) em horário reduzido das 7h às 13h.
  • Educação: o expediente ficará suspenso até segunda-feira (4), o retorno será na terça-feira (5), o transporte dos alunos também está suspenso. A merenda continua sendo fornecida e só será suspensa se a única escola estadual da cidade cancelar as aulas, o que não aconteceu ainda.

Itapuí

  • Saúde: Hospitais estão desmarcando os pacientes agendados.
  • Indústria: Dois abatedouros que dependem de caminhões e combustível pra transportar frangos estão sendo prejudicados.

Guaiçara

  • Prefeitura: Segundo o prefeito, as máquinas e os caminhões da prefeitura pararam neste sábado (26). Combustível da prefeitura já acabou.

Getulina

  • Educação: Transporte escolar está suspenso por tempo indeterminado.
  • Prefeitura: Toda a frota de maquinário está suspensa.

Fernão

  • Saúde: Transporte de pacientes fica só em casos de urgência e emergência.
  • Serviços: Obras, agricultura e meio-ambiente terão serviços suspensos a partir de segunda-feira (28). As obras estão paralisadas.

Dois Córregos

  • Prefeitura: O prefeito de Dois Córregos decretou, neste sábado (26), estado de emergência na cidade. Segundo a prefeitura, serão priorizados os atendimentos públicos essenciais como o transporte de pacientes, distribuição de medicamentos, transporte de alunos e distribuição de alimento para a merenda, coleta de lixo, segurança pública e Conselho Tutelar.

Echaporã

  • Prefeitura: A prefeitura de Echaporã decretou, nesta sexta-feira (25), estado de emergência na cidade. O decreto se deu por conta dos protestos na rodovia Rachid Rayes (SP-333), que é a principal rota para o abastecimento de produtos na cidade.

Bocaina

  • Prefeitura: A Prefeitura de Bocaina decretou situação de emergência nesta segunda-feira (28).
  • Educação: A partir desta terça-feira (29), as aulas da rede municipal serão suspensas, com previsão de retorno no dia 4 de junho. O transporte de estudantes da rede estadual, que é feito, pelo municipio também está suspenso.
  • Saúde: Na área da saúde, todas as viagens foram canceladas, e somente serviços de emergência e urgência foram mantidos.
  • Serviços: Já nas obras e serviços, a coleta de lixo domiciliar e a limpeza pública serão feitas até que termine o combustível. O caminhão da defesa civil será usado apenas em situações emergenciais, como incêndios. E todos os outros serviços municipais estão suspensos.
  • Transporte coletivo: O transporte coletivo foi reduzido em 60%. Somente quatro, das dez linhas que atendem o município estarão funcionando a partir desta segunda.

Barra Bonita

  • Educação: transporte das escolas estaduais, que é feito por uma empresa terceirizada, está paralisado em decorrência do desabastecimento.

Cafelândia

  • Prefeitura: A coleta seletiva está suspensa.
  • Transporte coletivo: transporte coletivo foi reduzido e passa atender só nos horários de pico, em 4 faixas de horário durante o dia.