Humanização foi tema principal da palestra que marcou o Dia Mundial da Saúde em Assis
Evento, que reuniu cinco instituições ligadas, foi considerado um marco na área da saúde de Assis e região
No dia 07 de abril, foi comemorado o Dia Mundial da Saúde, em Assis a iniciativa inédita de cinco instituições ligadas à área da saúde de Assis e região, referenciou a data com uma palestra sobre a humanização na rede de atendimento.
A palestra ‘ O Ser Humano como Sujeito do Cuidado’ foi organizado pelo o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema – Civap/Saúde, OSS Santa Casa de Misericórdia de Assis, Ambulatório Médico de Especialidades de Assis, Fundação Educacional do Município de Assis – Fema e Secretaria Municipal de Saúde de Assis / Prefeitura Municipal de Assis, com o objetivo de promover um momento de reflexão e aprendizagem para profissionais, professores, alunos, pesquisadores, autoridades, lideranças e comunidade.
A abertura do evento contou com a participação de representantes das instituições organizadoras do evento: a primeira a usar a palavra foi a vice-prefeita Dra Lenilda Ramos, que falou dos progressos vivenciados por Assis e região na área da saúde, incluindo a implantação da Rede de Urgência e Emergência, AME Assis e a recente entrega da nova Estratégia Saúde da Família no bairro Prudenciana. Também falou durante a abertura a diretora executiva do Civap Saúde, Ida Franzoso de Souza, que reafirmou a fala da Dra Lenilda e lembrou a contribuição do Consórcio na gestão da Rede de Urgência e Emergência de Assis e Região, com os serviços do SAMU, UPA e Serviço de Atendimento Referenciado de Urgência e Emergência, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo. Também falaram na oportunidade, a vice-diretora da Fema, Dra. Elizete Mello da Silva, que explanou sobre a responsabilidade da instituição de ensino na formação de profissionais da Enfermagem e a partir de agora da Medicina. Andréia de Camargo Souza, gerente administrativa do AME, enfatizou a importância da união das instituições que formam a rede de saúde no Município e da responsabilidade de refletir sobre as práticas de gestão dos serviços com foco na humanização do atendimento. A administradora hospitalar Ana Claudia Lopes, representando a OSS Santa Casa de Misericórdia de Assis, falou da importância dos serviços de saúde prestados à população de Assis e região e lembrou que é preciso trabalhar a saúde e a humanização dos profissionais que atuam na rede de saúde.
A palestrante do evento foi a professora doutora Enfª Drª Shirlene Pavelqueires, graduada em Enfermagem pela Universidade de São Paulo Ribeirão Preto, Mestra em Enfermagem pela Universidade de São Paulo Ribeirão Preto, Doutora em Enfermagem de Ribeirão Preto pela Universidade de São Paulo Ribeirão Preto e atualmente professora da Faculdade de Medicina de Marília, que falou da importância da humanização nas relações do atendimento de saúde envolvendo neste processo a saúde dos profissionais que atuam na rede de atenção. Em sua fala a Dra Shirlene enfatizou a importância de resgatar a humanidade no exercício profissional na área da saúde, falando sobre motivação, responsabilidade social, política nacional de humanização, amor pela profissão e ao próximo e, principalmente, envolvimento e atenção à realidade da população atendida.
Ao final a Doutora ainda emocionou e surpreendeu os presentes com a música ‘Eu só peço a Deus’, por Mercedes Sosa e Beth Carvalho.
O evento foi aberto ao público e contou com a participação de profissionais da área da saúde e estudantes de Enfermagem. A iniciativa foi um marco a gestão da área da saúde, por demonstrar que não só na prática do dia-dia, as instituições que formam a rede de atendimento, devem se engajar também em promover debates e reflexões sobre esta rede, sempre com o objetivo de promover mais humanização e eficiência aos atendimentos de saúde.