I Festival de Capoeira ‘Acompanhado é bem melhor’ é realizado com sucesso em Assis

A Prefeitura de Assis através da Secretaria de Cultura realizou o I Festival de Capoeira de Assis ‘Acompanhado é bem melhor’, com a apresentação de diferentes modalidades da capoeira do município, com seus representantes, professores e alunos.

O prefeito José Fernandes esteve presente na abertura do festival e destacou a importância desse evento de cultura popular e todos os benefícios que a capoeira possibilita aos seus praticantes.

O secretário de Cultura relatou que a capoeira agrega esporte, luta, cultura, história e educação numa única vertente, com amplo potencial social de transformação na vida das pessoas, trazendo equilíbrio mental e corporal para quem ingressa nesse universo.

O evento ocorreu pela manhã com oficinas, apresentações com o grupo de percussão e uma grande roda com todos os participantes e praticantes de capoeira.

Durante a tarde foram realizadas novas oficinas, capoterapia, nayambimg, rodas de lutas e finalizando com rodas de samba.

Diversos professores e convidados falaram sobre a importância do encontro ocorrido e suas histórias de vida e experiências na capoeira, que uniu as diferentes vertentes numa única roda, mantendo o espírito de respeito e equilíbrio durante as lutas ocorridas entre os diversos participantes.

O momento especial que emocionou os presentes no evento foi quando uma aluna de capoterapia, com 81 anos de idade, testemunhou sobre a mudança total que a capoeira trouxe para sua vida, livrando-a da depressão e de diversos problemas físicos, trazendo alegria e possibilitando fazer novas amizades. Também um aluno adolescente expressou que a capoeira faz parte de sua vida e mudou tudo para melhor.

Emerson Gonçalves agradece os professores, alunos e todos que estiveram diretamente e indiretamente envolvidos para o sucesso do evento. A população que prestigiou e os vários praticantes de capoeira de outras regiões vieram ao festival e se surpreenderam com o nível das apresentações.

“A previsão é que no próximo ano o encontro seja de âmbito regional, fortificando ainda mais a capoeira na região e interior do estado” finaliza o secretário de Cultura.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMA