Idosos aprendem a usar computador e se conectam com o mundo

 

O estereótipo dos avós vem mudando drasticamente ao longo dos anos. A ideia de  velhinhos fazendo crochê e levando os netinhos na praça está dando lugar a mulheres e homens experientes e antenados. Esses idosos agora querem aprender a acessar a internet e se conectar com o mundo.

Aos 83 anos, a aposentada Ernestina Lanzi Gonzaga já não enxerga como antes. Mas, com a ajuda dos óculos, ela consegue ampliar seu conhecimento de uma forma nova. O tricô fica guardado em um quartinho e Ernestina fica na sala, usando o computador. Essa tem sido a rotina da aposentada, que descobriu uma nova maneira de se comunicar.

“Eu sempre gostei de trabalho manual, mas agora estou um pouco impossibilitada de fazer, faço pouquíssimo, então vou para o computador, fico mandando mensagens, as vezes fico estudando um pouco, procurando algo ou mandando mensagens para as colegas”, contou a idosa.

Para se manter atualizada, Ernestina pega o ônibus duas vezes por semana para estudar e, mesmo andando devagar, não desiste. As terças e quintas-feiras, um grupo de idosos se encontra no curso de informática, oferecido de graça por uma faculdade de tecnologia de Garça.

Cleusa Gaspar Lopes, por exemplo, encontrou no computador a independência depois dos 60 anos. “Eu tenho muita necessidade de fazer textos, gosto de pesquisas e eu não sabia fazer isso. Eu dependia do meu marido para fazer e agora eu já consigo fazer sozinha”.

Para o monitor da turma, Rafael de Carvalho Andriollo, a força de vontade dos alunos impressiona. “Nós vemos que a vontade deles é muito maior de que qualquer outro aluno comum que estamos acostumados. Os idosos têm muito mais dificuldades, mas eles também têm mais vontade de aprender. Nós vemos que eles são bem mais focados, interessados, vemos a felicidade que eles ficam em aprender uma coisa básica”, disse.

As horas em frente ao computador fazem a aposentada Derci Ferreira de Brito Barreto, de 77 anos, viajar o mundo, mesmo sem sair do lugar. “Visito Portugal, visito a Espanha, sem sair de casa”, conta.

Mesmo diante das dificuldades, a força de vontade vem em primeiro lugar. Tempo para aprender eles arrumam. “Não é uma coisa fácil. Às vezes eu não consigo entrar e não sei por que, não conheço tudo do computador. Estou aprendendo ainda e vou aprender muito mais”, afirmou Ernestina.

As aulas de informática são oferecidas pela Fatec de Garça, às terças e quintas-feiras, a partir das 15h. Mais informações pelo telefone (14) 3471-4723. Fonte G1