Infectologista Luís Mazzetto ministra palestra sobre Sífilis em Paraguaçu
O Departamento Municipal de Saúde realizou nesta segunda-feira, dia 03, um evento regional com o médico infectologista da Secretaria do Estado da Saúde GVEXIII, Dr. Luís Mazzetto. A palestra foi voltada para médicos e enfermeiros, além da presença dos funcionários da rede pública municipal. O evento contou com a presença de mais de dez cidades da região.
A iniciativa faz parte da elaboração do Plano Municipal de Controle da Sífilis. A diretora do Departamento de Saúde, Dra. Cristiane Bomfim, aproveitou a oportunidade para divulgar aos profissionais presentes a campanha nacional “Julho Amarelo”. A partir de segunda-feira, as unidades de saúde realizarão teste rápido para hepatite e outras doenças, intensificando os exames por todo o mês de Julho, tendo como próximo passo do plano, organizar o fluxograma de tratamento e seguimento da Sífilis em nosso município.
A Sífilis é uma doença que não escolhe idade, sexo, nem classe social. É assim que especialistas descrevem, transmitida pela bactéria treponema pallidum, principalmente por via sexual, mas também da mãe para o filho, durante a gravidez. A falta de tratamento pode causar cegueira, demência e más formações, no caso de fetos. Mas médicos destacam que o tratamento é rápido, assim como o diagnóstico, que pode ser feito com um teste rápido, com resultado pronto em dez minutos. No caso da sífilis primária, uma única dose de penicilina benzatina intramuscular já o suficiente para a cura.