Instituto de reconstrução do rosto e implante dentário atende sem custo

 

O Instituto Branemark, que transforma a vida de milhares de pacientes na região de Bauru (SP), completou 10 anos em 2015. Um aniversário muito comemorado por pacientes que passaram pela reconstrução do rosto ou receberam um implante dentário. “No momento que eles têm sua estética reestabelecida, que eles têm conforto e segurança, a autoestima dele melhora bastante. Consequentemente o paciente tem uma melhora na qualidade de vida muito importante”, explica o  cirurgião Hugo Nary Filho.

Especializado em cirurgias buco-maxilo-faciais, a Instituição trabalha na reabilitação de pacientes que perderam os dentes ou parte da face por má formação, por causa de um acidente ou algum tipo de doença degenerativa, como um câncer. Nem todos os pacientes atendidos também pagam pelo procedimento, segundo a dentista especialista em transplante, Raquel Caminha. “O professor Branemark começou a trabalhar no Centrinho e ficou impressionado com a gravidade dos casos e a condição socioeconômica dos pacientes. Então ele resolver trazer Instituto da Suécia para cá para que pacientes mais carentes tivessem condições de tratamento.”

A estudante Karen Costa Barros nasceu sem as orelhas e há seis anos é atendida no Branemark. Ela conta que a vida antes das próteses era bem difícil.  “Eu tinha medo de ir para a escola porque colocavam muito apelido.” Ela conseguiu um implante e todo o tratamento foi gratuito. “Com a graça de Deus ela conseguiu essa prótese de graça, para bancar seria impossível”, afirma o pai de Karen, Valdiney Caetano de Barros.

Para cobrir os custos do tratamento de pacientes carentes, as doações são a base principal do Instituto. A solidariedade é responsável pelo atendimento de graça de 80% dos pacientes como a dona de casa Mara Regina Ferreira que teve a oportunidade de sorrir de novo. Ela perdeu os dentes em um acidente grave e perdeu também a autoestima. Quando ela foi chamada para fazer o implante, tudo que parecia simples para muita gente, virou para ela uma conquista e tanto. “É muito bom você poder morder uma simples maça, tem um significado muito diferente para gente. É muito bom você se olhar no espelho e se ver melhor. Estou muito feliz.”

Além de dar oportunidade ao paciente de recuperar a autoestima com a ajuda dos tratamentos, o instituto também oferece cursos para profissionais que tem interesse em se especializar na área. “O Instituto viu a necessidade de criar esses cursos como uma forma de arrecadar fundos para pagar o tratamento desses pacientes que não podem pagar”, explica Raquel.

Os pacientes que precisam de próteses podem procura o Instituto Branemark, na Avenida Nações Unidas, 27-28, Vila Universitária, em Bauru. Fonte G1

branemark