Instrutor dá dicas para evitar colisão frontal em rodovia: ‘Sinalizar e ser ágil’

 

O instrutor de direção perigosa Daniel Oliveira dá dicas sobre como evitar uma colisão frontal em rodovias. As orientações são destinadas aos motoristas que estejam na própria faixa quando outro veículo vem em direção. Segundo ele, apesar do momento de nervosismo é preciso agir com calma.

“É importante sinalizar e ter essa agilidade nessa fração de segundo. O motorista quando vem na imprudência e faz uma ultrapassagem proibida dificilmente irá sair, ele já é um motorista imprudente e irresponsável. É importante você sinalizar e sair da pista”, sugere.

No estado de São Paulo a maioria das rodovias é simples: são mais de 11 mil quilômetros contra pouco mais de 4 mil de rodovias duplicadas. A Rodovia Raposo Tavares (SP-270) entre Itapetininga e Ourinhos (SP) é um exemplo de rodovia de pista simples com grande número de ultrapassagens, algumas proibidas.

O aposentado Wilson Rodrigues que já viajou na via ressalta os perigos: “É uma fração de segundos para você pensar no que fazer e decidir. A tendência de quem está na contramão é sair para o acostamento, e é justo nessa hora que você sai também”, afirma.

Apesar de representar apenas 3% do total de acidentes nas rodovias federais, a colisão frontal é responsável por um terço das mortes, ou 33%, segundo a Polícia Rodoviária Federal.

Para tentar reduzir o número de ultrapassagens proibidas é que o poder público aumentou a multa dada pela infração, comenta o tenente Renê Vieira Bueno, da Polícia Militar Rodoviária em Itapetininga. “Nós tivemos um aumento no valor de multa, antes era R$ 190, e agora passou para pouco mais de R$ 900”, conclui.

Mais dicas

Na primeira hipótese, o motorista que fez a ultrapassagem conseguiu espaço e tempo para voltar à sua verdadeira faixa. “O carro invadiu a minha pista, eu alertei com luz alta ele sobre o erro e ele me avisou que voltaria à direita. Dá tempo se conseguir alertar o motorista e reduzir bem a velocidade.”

Mas nem sempre dá tempo do carro que fez a ultrapassagem voltar à faixa verdadeira. Nesse caso o perigo é maior, e o mais importante é haver sinalização entre os dois motoristas para saberem quem irá ao acostamento e quem continuará na via. “Essa é uma situação de perigo real. Nesse caso fui eu que sinalizei a manobra de entrar à direita, no acostamento”, ressalta. Fonte G1