Inverno: temperatura cai, mas a pressão sobe

 

Basta a temperatura cair para o ar ficar mais seco e frio, ocasionando mudanças na respiração, bem como o surgimento de gripes, resfriados e todas as chamadas “doenças de inverno”. No entanto, não são apenas essas alterações que ocorrem no organismo durante esta estação.

Os hipertensos também acabam sofrendo nesta época do ano, já que a pressão arterial é alterada juntamente com a queda de temperatura. O cenário pode ser explicado da seguinte maneira: imagine que o organismo funciona como um termômetro corporal, ou seja, quando a temperatura ambiente sobe, ou desce, o sistema muda seu funcionamento para que o corpo continue a funcionar em aproximadamente 36 graus.

Segundo Luiz Bortolotto, diretor da Unidade de Hipertensão do Incor, o sistema nervoso simpático — responsável pela aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial e concentração de açúcar no sangue — não permite que o corpo esfrie e entre em parafuso. No entanto, como ações geram reações, por conta dessa mudança no organismo, os vasos se contraem e acabam elevando a pressão arterial. “É importante notar que a pressão arterial de todas as pessoas será elevada, independentemente de terem a doença ou não”, afirma o especialista.

hipertensão

Estresse, consumo excessivo de sal e sedentarismo também influenciam o aparecimento da hipertensão / Foto: Shutterstock

Além disso, não bastasse as mudanças no sistema nervoso corporal, o inverno também provoca alterações nos hábitos da população, de uma forma geral. Enquanto a alimentação se torna mais pobre, rica em gorduras e carboidratos, o frio acaba “expulsando” as pessoas de ambientes abertos e até mesmo de academias de musculação. Resumindo: comemos mais e nos exercitamos menos.

A hipertensão é considerada, antes de tudo, uma doença com grande carga genética. No entanto, além desses fatores as principais causas são: estresse, consumo excessivo de sal e também o sedentarismo. Portanto, segundo os especialistas, nesta época do ano é importante tomar cuidado com a alimentação rica em sódio e seguir com a prática de exercícios físicos, ainda que em menores proporções.

Outro fator importante a ser notado no inverno é o aumento da concentração de poluentes no ar. Em estudo realizado pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), mencionado por Bortolotto, 50 funcionários da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) foram analisados durante o período de férias, quando há menos carros nas ruas e consequentemente menor quantidade de poluentes. A pesquisa concluiu que quando os níveis de poluição do ar aumentam, há uma alteração significativa na pressão dentro das artérias. Portanto, vale ficar mais atento durante o inverno, que vai até o dia 22 de setembro. Fonte: http://coracaoevida.com.br/

Confira abaixo algumas recomendações para evitar a hipertensão:

hipertensão