Jornal A Cidade publica charge do deputado federal Capitão Augusto
O Jornal A Cidade http://www.jornalacidade.com.br/ vem publicando uma série de charges envolvendo a Polícia Militar e recentemente o Deputado Federal Capitão Augusto fez um pronunciamento na Câmara falando sobre o assunto.
Liberdade de expressão é a essência da democracia, lembrando que a imprensa em nosso País exerce papel fundamental na manutenção do regime democrático.
Ocorre que algumas manifestações de direito são equivocadas, no caso das charges do Jornal A Cidade mostram uma polícia ditatorial, o que não é verdade. A polícia militar é uma Instituição democrática, muitos, por falta de conhecimento, acham impossível existir democracia no regime militar, o regime militar é o mais democrático que eu conheço, tanto que, na história recente de nosso país a luta foi por democracia, na oportunidade, recomendo ao nobre chargista “Thomate” do Jornal A Cidade a leitura de algumas obras, tais como:
- – História da cidadania;
- – A revolta da chibata;
- – Um olhar a esquerda;
- – O tenente vermelho;
- – Intelectuais e Comunismo;
- – Uma epopéia brasileira, a Coluna Prestes;
- – A luta dos marinheiros;
- – Praças em pé de guerra;
- – Revolucionários de 1935;
- – A rebelião dos marinheiros;
- – O campesinato, a Teoria da Organização e Questão Agrária;
- – Militares e militância;
- – O Governo João Goulart;
- – Polícia, Democracia e Política em São Paulo;
- – A esquerda e o golpe de 1964;
- – Pedro e os Lobos;
- – A verdade sufocada;
- – A história Militar do Brasil.
Qualquer pessoa que leia as obras indicadas acima vai ver que as Polícias Militares são democráticas e sempre lutaram por democracia.
Com relação a reprimir manifestações, indicativo da charge, nenhuma Polícia Militar e nem governos na contemporaneidade reprimem, só o vandalismo e as desordens são reprimidos para que se mantenha a paz, ordem e direito de expressão dos ordeiros e civilizados, a Polícia Militar de São Paulo já deu prova disto, basta uma rápida pesquisa na internet.
Finalizando deixo minha singela opinião a respeitos das pessoas que de uma forma ou de outra se expressão equivocadamente sobre as Polícias Militares, data vênia, vou parafrasear o Deputado por São Paulo Coronel Camilo “venha conhecer a nossa Polícia Militar”.
Agradeço e, no ensejo, aproveito a oportunidade para parabenizá-los pelo trabalho junto ao Jornal A Cidade, creio que tudo o que publicastes (charges) não passa de um mal entendido por falta de conhecimento histórico e contemporâneo em relação às Polícias Militares do Brasil.
Tenho dito!
Amilcar Landiosi Júnior
Redator do site PolicialBR