Jornalista assisense acompanha operação do Exército comandada por General de Paraguaçu
O Paraguaçuense, Comandante Militar do Oeste, General de Exército Lourival Carvalho Silva, comanda o Comando Conjunto Oeste empregando tropas na Operação Verde Brasil em ações preventivas e repressivas contra crimes ambientais e focos de incêndio nos estados da região oeste do Brasil.
Na foto, a jornalista do Exército Brasileiro, Camila Dib, casada com o também Paraguaçuense, professor-doutor, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Rodrigo Funabashi Jorge. Esta semana, ela esteve em São Félix do Araguaia, MT, divisa com TO, acompanhando o General Carvalho na Operação Verde Brasil.
O Comando Conjunto Oeste está ativado e emprega tropas na Operação Verde Brasil em ações preventivas e repressivas contra crimes ambientais e focos de incêndio nos estados da região oeste do Brasil. Os Pelotões Especiais de Fronteira (PEF) de Guaporé, Palmarito, Fortuna e Corixa estão executando patrulhas terrestres e fluviais. Esses Pelotões são integrantes da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, sediada em Cuiabá (MT).
Na Base de Operações de Alta Floresta, o 6º Distrito Naval está fazendo inspeções navais e atuando nos rios da região, em especial no rio Teles Pires.
Desde o dia 29 de setembro, o Comando Conjunto Oeste passou a atuar na região de São Félix do Araguaia (MT), empregando o 58º Batalhão de Infantaria Motorizado, que tem sua sede na cidade de Aragarças (GO), no combate a focos de incêndio e a crimes ambientais.
Em situação de apronto operacional, de prontidão para ser empregado a qualquer momento, o Comando Conjunto Oeste organizou tropas do 44º Batalhão de Infantaria Motorizado, sediado em Cuiabá (MT); do 18º Grupo de Artilharia de Campanha, de Rondonópolis (MT); e do 2º Batalhão de Fronteira, localizado em Cáceres (MT). Essas unidades militares estão em condições de reforçar as atuais ações e de cumprir futuras missões em novas áreas.
Até o dia 30 de setembro, sob a coordenação do Comando Conjunto Oeste e de forma integrada, as Forças Armadas e as agências governamentais atingiram os seguintes resultados:
– 165 autos de Infração;
– 43 focos de incêndio combatidos;
– 32 apreensões; e
– multas aplicadas que totalizaram o valor de R$ 213.596.956,68.