Jovem de 16 anos descobre leucemia e morre após quatro dias
“Deus deu. Deus recolhe. Sempre vou agradecer e nunca perguntar o porquê”. A frase é do pastor da Comunidade Evangélica Restaurar Delton Tadeu Matheus, ao falar da morte precoce da filha Rebeca Samara Matheus, de 16 anos. Ela morreu na manhã desta terça-feira, 11, apenas quatro dias depois de descobrir um câncer no sangue. A partida repentina comoveu toda a cidade.
O velório reuniu centenas de pessoas e foi necessário, inclusive, interditar a quadra 25 da Avenida Castelo Branco, onde fica a igreja, cenário da despedida da jovem nesta terça-feira.
Segundo o pai, Rebeca passou mal na última quinta e precisou ser levada a uma unidade hospitalar privada da cidade, onde foi diagnosticada com forte gripe. “Ela voltou para casa e, na sexta, começou a vomitar e a levamos novamente ao hospital”, relata o pastor.
Com dores na cabeça, a jovem foi submetida a uma tomografia, que mostrou um coágulo no cérebro. O exame de sangue confirmou que se tratava de leucemia. “Ela não teve nenhum sintoma antes. O médico disse que essa doença costuma vir do nada e é muito agressiva. Abaixa as plaquetas sanguíneas e o sangue não consegue coagular. Ela teve uma espécie de AVC e morte cerebral. Acreditamos que Deus poderia fazer um milagre”.
‘MOVIMENTOU O MUNDO’
Entretanto, Rebeca não resistiu e morreu na manhã desta terça-feira (11), apenas quatro dias após ter sido diagnosticada com câncer. “Ela movimentou o mundo inteiro com pedidos de oração na Europa, nos Estados Unidos, Japão. Hoje (terça-11), no Hemonúcleo, houve o maior número da história do Centro de pessoas para doar sangue. Mais de 200 voluntários”, conta Delton.
“Ela quebrou um protocolo muito lindo porque todas as placas de igrejas, as evangélicas e católicas, tanto de Bauru quanto da região, vieram aqui orar com a gente. Se sensibilizaram e oraram nesses quatro dias. As enfermeiras disseram que nunca teve tanta gente no estacionamento do hospital orando. Rebeca, em hebraico, significa ‘aquela que une’. E, de fato, ela uniu todos os pastores e todos os padres em oração”, finaliza o pastor, muito emocionado.
Além do pai, Rebeca deixa a mãe, a também pastora Renata Ariane Costa Matheus, e dois irmãos, Denton, de 14 anos, e Samuel, de 7.
Seu corpo foi velado na avenida Castelo Branco, 26-26, em Bauru. E seu sepultamento no dia 12 de setembro, às 9h30, no cemitério do Ypê. Fonte: Marcus Liborio – JCNet
Rebeca Samara Matheus tinha apenas 16 anos
Houve até fila no velório para dar adeus à Rebeca Samara