Jovem de Assis representa SP em disputa por título de Miss Brasil: ‘Vivendo um sonho’
Ana Clara Almeida de Souza, de 19 anos, é moradora de Assis,
no centro-oeste de SP — Foto: Vanderleia Macalossi/Teatro Bolshoi
Beleza, elegância e responsabilidade social. É com essas características que Ana Clara Almeida de Souza, de 19 anos, afirma que representará o estado de SP no Miss Brasil Aqua Nature, um dos principais concursos de beleza do país, neste sábado (13), em Joinville (SC).
Moradora de Assis, no centro-oeste paulista, a jovem foi eleita Miss São Paulo Aqua Nature, no dia 9 de março, superando a concorrência de outras 30 candidatas. Desde então, Ana Clara vive a expectativa de desfilar no concurso nacional e realizar um dos seus sonhos de infância.
“Comecei como modelo aos 7 anos de idade, passando por seleções de agências aqui na região, porém, o investimento era somente por parte da minha família, nunca trabalhei e nem fui remunerada por isso. Com o passar dos anos, cheguei por um tempo a deixar esse sonho de lado”, revela.
Desde a última quarta-feira (10), o sonho de infância voltou à tona, e a atual Miss São Paulo está confinada em um hotel juntamente com todas as outras misses, cada uma representando os 26 estados da Nação e o Distrito Federal.
Miss Brasil Aqua Nature será conhecida neste sábado,
em Joinville — Foto: Vanderleia Macalossi/Teatro Bolshoi
Durante esse período de confinamento, as competidoras passaram por eventos, como visitas beneficentes e a pontos turísticos, e tiveram o dia-a-dia analisado pelos jurados e gravados para um reality show.
A seleção final da Miss Brasil será feita após desfile oficial aberto ao público, realizado pela organização e direção do Teatro Bolshoi, neste sábado.
Para a Miss São Paulo, que também é estudante de psicologia, o estilo da competição deixa claro que o papel de Miss vai muito além da análise de traços físicos, mas envolve também o comportamento e a conduta da candidata.
“Eu sempre falo que minha área de estudo é relacionada com esse compromisso. Não é só beleza ou elegância, mas é também um compromisso social. Somos avaliadas o tempo todo”, pontua.
Moça do campo
Miss São Paulo Aqua Nature 2024 é natural de
Maracaí, no interior do estado — Foto: Arquivo Pessoal
Natural de Maracaí (SP), antes de desfilar nas principais passarelas dos centros urbanos, Ana Clara viveu uma vida que caracteriza como “simples” no interior de SP. Aliás, é através dessas raízes que a jovem pretende representar o estado na competição.
“A minha vida inteira foi no sítio, no interior, com raízes simples. Mas sempre com o sonho de crescer e inspirar outras pessoas através da determinação”, revela.
“Além de estar bem apreensiva e ansiosa, minha expectativa é de conseguir representar bem o nosso estado, nossa cultura, as minhas raízes e a minha essência. Estou vivendo um sonho”, completa.
Em uma área tão competitiva e acirrada, Ana Clara afirma que os “nãos” foram muitos ao longo da jornada. No entanto, ela também faz questão de ressaltar que as negativas foram importantes para pavimentar o caminho dela pelas passarelas rumo a um dos seus sonhos de infância.
No interior de SP, ela tentou concorrer ao concurso de Rainha do Rodeio no Gigante Vermelho, em Cândido Mota (SP), no ano 2022, e a Rainha da Feira Agropecuária, no ano passado, e não conseguiu ficar sequer entre as finalistas.
Jovem tentou sucesso em competições no interior de SP
antes de ser Miss — Foto: Arquivo Pessoal
Mas sonhos não envelhecem, e às vezes precisam de um “empurrãozinho” do destino. E foi assim que Ana Clara revela ter acontecido com ela. Quando menos esperava, profissionais da área entraram em contato e a convidaram para passar por algumas seleções.
“Foi uma grata surpresa. Acabei sendo selecionada entre as avaliações e fui empossada como Miss São Paulo 2024 para representar o estado. Tudo isso quando não esperava”, conta.
Jovem eleita Miss São Paulo diz viver sonho com possibilidade
de ganhar concurso nacional — Foto: Vanderleia Macalossi/Teatro Bolshoi
Eleita ou não Miss Brasil neste sábado, o discurso de Miss estará sempre na ponta da língua, e Ana Clara quer compartilhá-lo não só como exemplo de superação, mas também de determinação para outras pessoas.
“A mensagem que eu desejo passar é que os “nãos” da vida nunca nos pare. Para mim, já é uma vitória e uma grande alegria estar representando um estado tão grandioso como o de São Paulo. Os sonhos são reais”, diz.
Jovem de Assis pretende inspirar outras meninasque desejam
ser Miss — Foto: Vanderleia Macalossi/Teatro Bolshoi
Fonte: G1