Laudo sobre a morte de mais dois macacos em Bauru descarta febre amarela
Secretaria de Saúde divulgou nesta quarta-feira (26) o resultado dos exames feitos em dois macacos encontrados mortos no começo deste mês e, de acordo com o documento, foi descartada a presença do vírus da febre amarela.
Ainda segundo o laudo, a morte desses dois macacos, que foram encontrados próximos ao condomínio Tívoli II e da Sorri, foi natural. Outros três macacos também foram encontrados mortos na cidade e todos os laudos deram negativo para a febre amarela. Desses, dois morreram devido às ações do homem. Um deles foi envenenado e o outro tinha sinais de agressões.
Prevenção
Bauru não tem nenhum registro de febre amarela neste ano. Segundo o último levantamento da Secretaria da Saúde, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica, foram aplicadas mais 24 mil vacinas contra a febre amarela.
Quem ainda não tomou vacina ou vai viajar para regiões consideradas de risco, como matas, lagos e cachoeiras, é importante que procure a unidade de saúde mais próxima e verifique a necessidade de imunização. Há vacinas suficientes para a população.
Caso algum macaco morto seja encontrado, a orientação é entrar em contato com o Centro de Zoonoses (CCZ), no telefone (14) 3103-8050. Fonte G1