Lei obriga restaurantes, bares e escolas a fornecerem informações sobre manobra contra engasgamento em Bauru
Manobra de Heimlich é uma ação simples que cujo desconhecimento
em emergências pode resultar em graves consequências — Foto: getty images
A Prefeitura de Bauru (SP) sancionou o projeto de lei que obriga estabelecimentos, como bares e restaurantes, e instituições de ensino a disponibilizarem informações sobre a aplicação da “manobra de Heimlich”, usada em casos de engasgamento.
O projeto de Lei, de autoria do Poder Legislativo, foi sancionado e teve a publicação nesta terça-feira (28), no Diário Oficial do Município.
De acordo com o documento, estabelecimentos que comercializam alimentos para consumo no local, como bares, restaurantes e lanchonetes, bem como instituições de ensino públicas ou privadas, como escolas e creches, ficam obrigados a fixarem cartazes ilustrativos sobre o método pré-hospitalar denominado manobra de Heimlich.
Ilustração mostra manobra de Manobra de Heimlich
— Foto: Sociedade Brasileira de Cardiologia/Divulgação
Os cartazes devem conter informações da manobra, empregada para desobstruir rapidamente as vias respiratórias, tanto para casos de engasgamentos de bebês, como de adultos.
Os informativos devem estar em locais de fácil visualização e conter ainda os números de telefone de urgência (192) e emergência (193). A lei entra em vigor após 30 dias a publicação oficial, dando prazo aos estabelecimentos para se adequarem a ela.
Orientações
A Manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.
É um dos procedimentos mais importantes a serem realizados em casos de engasgo e pode ser aplicada em pessoas de todas as idades, inclusive bebês.
Na reportagem, o médico mostrou as duas formas de fazer o procedimento: uma que deve ser realizada em bebês menores de um ano e outra em crianças, adolescentes e adultos. (Veja acima).
Veja como realizar a Manobra de Heimlich:
📌 Técnica para bebês menores de um ano:
- A criança vai ficar roxa, chorar fraco ou não chora e vai ficando molinha.
- Não abrir a boca do bebê e tentar retirar o objeto enfiando o dedo dentro da garganta. O objeto deve ser retirado somente se estiver visível.
- Ligar para o Samu ou para os bombeiros e até a chegada do socorro iniciar a Manobra de Heimlich. Primeiro colocar o bebê sobre o antebraço ou coxa de cabeça para baixo e aplicar cinco golpes nas costas de maneira firme para que consiga empurrar o corpo estranho que ela engoliu.
- Virar a criança e, se o objeto se tornou visível, retirá-lo com os dedos.
- Se o objeto não estiver visível ou a criança continuar com dificuldades para respirar, fazer cinco compressões torácicas colocando dois dedos na linha entre os mamilos e empurrando contra o tórax da criança.
- Repita o ciclo de golpes nas costas e compressões torácicas mais uma vez.
Se a criança não se recuperar, ela pode estar tendo uma parada cardiorrespiratória e fazer a reanimação caso tenha treinamento para o procedimento. Uma forma simplificada de fazer o procedimento é ir apertando dois dedos contra o tórax do bebê.
📌 Técnica para crianças e adultos:
- Se colocar atrás da pessoa que está engasgada e a abrace por trás – se for criança pequena, ajoelhe atrás dela.
- Una e prenda as duas mães acima do umbigo. Uma mão permanece fechada e a outra pressiona, comprimindo o abdômen com força por cinco vezes. O objetivo é comprimir o diafragma para ajudar a criança a expelir o corpo estranho – essa manobra é chamada de “abraço da vida”.
Manobra de Heimlich — Foto: Reprodução
Assim como ocorre com os bebês, se após a primeira tentativa a pessoa continuar engasgada, acione ajuda especializada.
Fonte: G1