Liga do Trauma capacita funcionários do AME
Os integrantes da Liga do Trauma do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis – Fema aplicaram mais uma capacitação. Dessa vez, o grupo treinou funcionários do AME, Ambulatório Médico de Especialidades.
O encontro aconteceu na quinta, 1º, e sexta, 2, para as equipes da CIPA e da Brigada de Incêndio do AME de Assis. “Formamos a Brigada de Incêndio esse ano e também renovamos a comissão da CIPA. Dentre as capacitações exigidas pelo estatuto, está o primeiros socorros”, explica Ana Karina Pasquarelli, analista de Recursos Humanos. “Temos uma grande parceria com a Fema e mais uma vez recorremos à faculdade para nos auxiliar”.
Ao todo, participaram da ação 19 funcionários do AME, colaboradores de diversas áreas como Administrativo, Recursos Humanos, Limpeza, Segurança do Trabalho, Manutenção, além da Enfermagem. “Dada a diversidade de formação e de funções, esse tipo de capacitação é muito importante”, comenta o professor Daniel Augusto, que integra a Liga do Trauma.
No primeiro dia, foram abordados os temas: parada cardiorrespiratória, hipoglicemia, convulsão, desmaio e tontura. No segundo, imobilização e ‘pranchamento’. “Todos são treinamentos teóricos e práticos. A simulação é fundamental para que se saiba agir em situações reais”, ressalta Daniel Augusto.
Os profissionais do AME aprenderam, na prática, a utilizar os aparelhos medidores de glicose, a fazer massagens cardiorrespiratórias, imobilizar corretamente vítimas de acidente, dentre outras ações relacionadas aos primeiros socorros.
O AME conta com aparatos e profissionais técnicos em mais de 30 áreas de especialidades médicas. A capacitação dos colaboradores visa oferecer um cuidado ainda mais próximo do paciente desde sua chegada ao local.
“Quem vai até ao AME está em busca de um diagnóstico. Ou seja, o paciente ainda pode apresentar um quadro de sintomas que provoca um desequilíbrio metabólico, um desmaio, uma crise convulsiva, por exemplo”, explica a estudante Kethelin Talita Aragão que ministrou o treinamento de quinta-feira ao lado de Izabela Moro e Fabiano Munir. Na sexta-feira, o grupo teve o reforço de Junior Nogueira, condutor-socorrista do SAMU.
A Liga do Trauma foi criada em outubro de 2015. A equipe, formada por alunos e professores da Enfermagem, desenvolve treinamentos e palestras. Em um ano de existência, já fez apresentações nas cidades de Assis, Ibirarema, Ourinhos, Palmital e Tarumã. Em março, a liga foi ampliada para receber os alunos da faculdade de Medicina da Fema. Fonte: Assessoria