Luta contra Projeto de Privatização chega a um momento decisivo no dia 16
Entidades representativas, trabalhadores e sociedade devem se mobilizar novamente na próxima terça-feira, dia 16, para pressionar parlamentares a não aprovarem o PLS 555/2015, que ameaça Caixa, BNDES, Petrobras, Correios, Eletrobras e muitas outras empresas públicas federais, estaduais e municipais, dos mais diversos setores.
O Sindicato dos Bancários de Assis e região está nesta luta contra a proposta, principalmente no que diz respeito a Caixa Econômica Federal. Para o presidente Helio Paiva Matos, o PLS 555 não é de interesse dos brasileiros, pois irá prejudicar o papel social dos bancos públicos como a Caixa e BNDES. “Com muito empenho, conseguimos evitar a votação do chamado Estatuto das Estatais no ano passado e na primeira semana legislativa de 2016. Mas não podemos baixar a guarda, porque o modelo privatista está à espreita, com o reforço do Congresso Nacional mais conservador das últimas décadas”, afirma.
Foi definido pelo Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas que será elaborado um substitutivo ao projeto, a ser apresentado até a próxima segunda-feira (15). A missão está a cargo de um grupo formado por técnicos do Senado e lideranças de partidos políticos. Outra orientação é para que seja mantida a mobilização nas redes sociais, com uso da hashtag #NãoaoPLS555.
Riscos do PLS 555
O Estatuto das Estatais, na verdade, poderia se chamar o Estatuto da Desestatização. O PLS 555 determina que as empresas públicas serão constituídas sob a forma de S.A. (Sociedade Anônima), permitindo a participação do capital privado. A proposta foi apresentada como parte da Agenda Brasil proposta pelo Senado.
Ello Assessoria de Imprensa