Mães que quiserem doar leite materno devem procurar as unidades de saúde das 7h às 17h
O Departamento de Saúde de Paraguaçu Paulista promove durante todo o mês de agosto várias palestras em comemoração ao “Agosto Dourado”. Uma delas, é sobre doação de leite materno. A mãe, que tiver excesso de leite e quiser doar, deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa, das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira.
De acordo com a diretora de Saúde, Cristiane Bonfim, doar leite materno pode salvar vidas. O aleitamento materno promove benefícios para a mulher, a criança, a família e prematuros que ainda não podem ser alimentados por suas mães conseguem ficar mais saudáveis, ganhar peso e encurtar o tempo de internação na UTI por conta das doadoras que se dedicam para coletar o leite excedente dos seus bebês.
“A doadora não tem nenhum gasto, recebem luvas, máscaras e vidros fornecidos pelo Departamento de Saúde de Paraguaçu. Recebem a visita do profissional do Posto de Coleta do Banco de Leite para orientação de como coletar e armazenar os vidros que serão coletados semanalmente. Até os exames laboratoriais são feitos na casa da doadora”, ressalta.
São condições para ser doadora:
- Apresentar excesso de leite;
- Estar saudável;
- Não fumar;
- Não usar medicamentos que impeçam a doação;
- Se dispor a coletar e armazenar o leite excedente para doação.
AGENDA DE PALESTRAS SOBRE ALEITAMENTO MATERNO
ESF Vila Nova, dia 18 de agosto, às 14:h, rua Aldo Florêncio, 410;
ESF Barra Funda, dia 25 de agosto, às 14h, na rua Castro Alves, 163.