Mais de 10 mil famílias podem receber desconto na conta de luz na região de Assis e Tupã
Tarifa social reduz conta de energia para moradores de
baixa renda — Foto: Marcos Pinguim/EPTV
Estes moradores não recebem o benefício porque estão com os dados desatualizados nas bases do Governo Federal e também da concessionária Energisa Sul-Sudeste.
O benefício é destinado a famílias de baixa renda inscritas no programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), desenvolvido pelo Governo Federal.
“Essa falta de atualização cadastral impede a Energisa de conceder o desconto de forma automática. Hoje utilizamos os dados do Cadastro Único [CadÚnico], do Ministério do Desenvolvimento Social, para identificar as famílias que se enquadram na tarifa social. Mas há situações em que no CadÚnico está um CPF cadastrado e na Energisa a conta de luz está no nome de terceiros, por exemplo. A concessionária não tem como localizar esse cliente que pode receber o desconto”, explica o gerente de Serviços Comerciais da empresa, Dalessandro Luis Mafei.
O problema pode ser resolvido de forma simples: basta a família procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município e atualizar o seu cadastro (veja lista abaixo).
Feito isso, o desconto da tarifa social é concedido automaticamente para a família que se enquadra nos requisitos do programa.
Energisa Sul-Sudeste — Foto: Energisa Sul-Sudeste
Direito à tarifa social
Atualmente, na região de Assis, são 29,6 mil famílias contempladas pela tarifa social. Veja quem pode receber o benefício:
- Famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal menor ou igual a meio salário mínimo (R$ 660) por pessoa;
- Famílias com portador de doença que precise de aparelho elétrico para o tratamento – nesse caso, com renda mensal de até três salários mínimos (R$ 3.960); e
- Famílias indígenas, quilombolas ou com integrante que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Já o percentual de desconto é concedido conforme o consumo do imóvel, nas seguintes proporções:
- 65% de desconto para clientes que consomem até 30 kWh/mês;
- 40% de desconto para quem consome de 31 kWh/mês a 100 kWh/mês; e
- 10% de desconto para consumo de 101 kWh/mês até 220 kWh/mês.
- Não há desconto para consumos superiores a 220 kWh.
Canais de atendimento
Quem tem dúvidas sobre a tarifa social ou deseja atualizar o seu cadastro na Energisa, pode entrar em contato pelos canais de atendimento:
- Aplicativo Energisa On (disponível gratuitamente para iOS e Android);
- Site;
- Telefone: 0800-70-10326.
Cras – Centro de Referência da Assistência Social
- Cras 1 – Avenida David Passarinho, 704 – Prudenciana, das 08h às 17h, segunda a sexta-feira.
Telefone: (18) 3321-3990 - Cras 2 – Rua Curitiba, 114 – Jd. Paraná, das 08h às 17h, segunda a sexta-feira.
Telefone: (18) 3321-6306 - Cras 3 – Rua Luiz Francisco de Almeida, 100 – San Fernando Valley, das 08h às 17h, segunda a sexta-feira.
Telefone: (18) 3323-5442 - Cras 4 (CEU) – Rua Mauricio Nucci, 258 – Parque Colinas, das 08h às 17h, segunda a sexta-feira.
Telefone: (18) 3324-2145
- Crass III – Rua Altino Martinez, 70 – Vila Maraba, das 07 às 17h, de segunda a sexta-feira.
- Crass Leste: Rua Machado de Assis, 240 – Parque Pres. Kenedy, das 07 às 17h, de segunda a sexta-feira.
- Crass Sul: Rua Dr. Montanha 50 – Vila Europa, das 07 às 17h, de segunda a sexta-feira.
Fonte: G1