Maternidade Nossa Senhora das Vitórias realiza ações sobre aleitamento materno

 

Durante a Semana do Aleitamento Materno equipe da Maternidade participou de palestras e treinamentos

 

A Maternidade Nossa Senhora das Vitórias, da Organização Social de Saúde Santa Casa de Misericórdia de Assis, há quase um século é referência no atendimento de gestantes e nascimento de bebês para Assis e região e diante da sua importância, responsabilidade e tradição não poderia deixar de tratar de maneira especial a Semana Mundial de Aleitamento Materno.

Neste sentido, entre os dias 01 e 05 deste mês, desenvolveu uma programação especial de atividades com sua equipe sobre o Aleitamento Materno. Segundo a enfermeira gestora da Maternidade, Karina Federighi Baisi Chagas a equipe da unidade hospitalar deve ser fonte de informação e motivação para as mães.

“Nós, equipe de saúde do hospital, temos o primeiro contato, por isso nosso papel é fundamental no incentivo, encorajamento e auxílio ao aleitamento materno”, frisou Karina.

Durante a Semana foram desenvolvidas roda de conversa sobre a importância da Amamentação e capacitações sobre os temas: ‘Como o leite vai do peito para o bebê’, ministrada pela Enfª Obstetra: Karina F.B. Chagas; ‘Como promover a amamentação na gravidez e parto’ apresentado pela Enfª Obstetra Priscila M. T. Leite; ‘Bebês que recusam o peito’, coordenado pela Enfª Obstetra: Ana Júlia G. R. Ortiz.

Semana Mundial de Aleitamento Materno – Neste ano, no Brasil e no mundo, a Amamentação foi apresentada como uma chave para o desenvolvimento sustentável, propondo ênfase as relações entre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, parte do acordo ‘Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável’, deliberado pela Organização das Nações Unidas, que mesclam três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

Funcionários
Funcionários

Neste sentido a WABA, ong responsável ela organização da Semana Mundial de Aleitamento Materno, divulgou dados importantes, como os que apontam que a desnutrição é responsável por 45% das mortes de crianças abaixo de 5 anos e que famílias gastam cerca de 54 bilhões de dólares todo o ano para comprar fórmula infantil.  Os dados divulgados pela Ong também mostram que bebês amamentados têm o quociente de inteligência 2,6 maior do que aqueles que não foram amamentados; que mulheres que amamentam tem menor risco de desenvolverem câncer de mama e de ovário; e que ao ser amamentada a criança fica menos doente.

Relacionado ao objetivo de meio ambiente e mudança climática, a WABA ainda afirma que o leite materno é natural e entregue ao consumidor sem poluição, embalagem ou resíduos, e que para a produção de 1 kg de leite em pó, estima-se que são utilizados 4000 litros de água.

A Maternidade Nossa Senhora das Vitórias atende a população de Assis e é referência para alguns municípios da região, como: Candido Mota, Cruzália, Florínea, Lutécia, Maracaí, Palmital, Pedrinhas Paulista, Platina e Tarumã, atendendo clientes de planos de saúde, particulares e em grande maioria SUS.

A Maternidade é especializada em atendimento as gestantes de baixo risco e emergências maternas, partos normais e cesarianos e cirurgias ginecológicas. Para isso a instituição conta com uma equipe de médicos Obstetras, Pediatras, Enfermeiras Obstetras, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, capacitados a prestar total assistência com qualidade a todas as pacientes, seja a nível ambulatorial ou de internação. A maternidade ainda conta com uma equipe de enfermeiras especializadas em obstetrícia, garantindo ainda mais segurança à gestantes e recém-nascidos.

A instituição ainda está recebendo obras de melhorias e modernização, internas e externas, para oferecer serviços com mais qualidade e conforto à população de Assis e região.

Para saber mais sobre a Santa Casa de Assis acesse www.santacasadeassis.org.br

00

03 02 01