Medicina da FEMA apresenta a Liga da Psiquiatria
Proposta é debater junto à comunidade questões que envolvem saúde mental
O curso de Medicina da FEMA segue ampliando suas ações junto a Assis e região. Um dos destaques, iniciativa dos próprios alunos, é a Liga Acadêmica de Psiquiatria de Assis, LAPSIQ.
Formada no início de 2017, o objetivo é disseminar conteúdo que envolve a saúde mental por meio de palestras, cujo público é a comunidade regional. Temas como suicídio, maconha e violência contra a mulher já estiveram entre os assuntos debatidos.
“Grande parte das ideias vêm dos próprios alunos”, diz o professor de Medicina e psiquiatra, doutor Ricardo Beauchamp, coordenador da LAPSIQ. “Uma das funções da liga é estar inter-relacionada com a população. Já tivemos palestras na Câmara e no Teatro Municipal”.
A composição atual conta com 18 estudantes, cinco deles membros da diretoria. Além de Ricardo Beauchamp, também colabora com o grupo o professor e doutor Wilson Luis de Oliveira. Quinzenalmente, a equipe se reúne para discutir temas, realizar pesquisas e elaborar atividades.
“Diversas faculdades de Medicina têm suas ligas”, lembra a aluna de Medicina da FEMA Letícia Gonzales. “Os casos envolvendo psiquiatria trazidos pelos professores fez despertar o interesse de formar a Liga Acadêmica de Psiquiatria. Assim, a gente também passa a ter mais contato com questões que envolvem essa área”.
A liga tem apoio da FEMA, mas também funciona de forma independente. As principais atividades e discussões do grupo podem ser acompanhadas através do Facebook, na página Lapsiq – Liga Acadêmica de Psiquiatria de Assis.