Medicina da Fema começa nesta segunda

 

Primeira semana terá eventos de integração para os alunos

 

Segunda-feira, dia 15 de fevereiro, será um dia histórico para a Fundação Educacional do Município de Assis, para a cidade e todo o Vale do Paranapanema. É o início do curso de Medicina.

Uma grande recepção está sendo organizada pela instituição. Os estudantes serão recebidos pelo corpo docente, autoridades locais e representantes políticos no anfiteatro da Fema.

Durante a apresentação, os 60 alunos conhecerão os 12 professores da Medicina e terão detalhes de toda a infraestrutura montada pela fundação. Para este primeiro ano, a faculdade investiu mais de R$ 1,5 milhão com a abertura do curso, montagem dos laboratórios e contratação dos professores.

Os profissionais passaram por uma rígida seleção que contou com provas teóricas, práticas e uma avaliação curricular. O coordenador, também aprovado em concurso, é o médico Jairo César dos Reis, doutor e mestre em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria pela Unifesp, Universidade Federal de São Paulo.

“Estou bastante motivado, bastante feliz. A instituição ofereceu uma condição de trabalho interessante e selecionou professores realmente focados com o curso. Fui muito bem acolhido. É um desafio especial.”, diz o doutor Reis.

Nesta semana, coordenação e professores preparam diversas atividades para os alunos. Além da aula inaugural, haverá um tour pela cidade na quarta-feira, dia 17. O objetivo é mostrar os principais pontos, como Prefeitura, Assembleia e hospitais para os calouros que, em sua maioria, vieram de outras regiões.

“Vamos apresentar ao aluno o dia-a-dia da cidade, principalmente para quem não é de Assis. Mostraremos também onde estão as agências bancárias, os supermercados, os restaurantes.”, explica o diretor da Fema Eduardo Augusto Vella Gonçalves. “A expectativa é que a economia local se beneficie com mais geração de renda”.

O curso de Medicina acontecerá no bloco 9 da Fema, em período integral, e terá duração de doze semestres. Nesta segunda, a aula inaugural será no anfiteatro da fundação a partir das 8h.

Cronologia da Medicina

A nova graduação da Fema começou a ganhar corpo ainda em 2013, quando o Governo Federal anunciou a ampliação dos cursos de Medicina no país, por intermédio do Programa Mais Médicos.

Assis entrou na lista das cidades autorizadas a implementar a Medicina. A partir de então, com o apoio da administração local, comandada pelo prefeito Ricardo Pinheiro Santana, e também do Civap, o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema, a Fema formatou um ousado projeto.

Liderados pelo diretor Eduardo Augusto Vella Gonçalves e pelo presidente do Conselho Curador professor Ulysses Guariba, a fundação apresentou um programa pedagógico moderno. A proposta é que os alunos aprendam diante de problemas reais, em um modelo de ensino já consagrado na Holanda, no Canadá e nos Estados Unidos.

Dessa forma, o curso nasce com um grande apelo social, no qual estudantes e professores vão estar diretamente interligados com o sistema de saúde local, hospitais e unidades de pronto atendimento. O projeto foi aprovado em novembro de 2014 pelo Conselho Estadual de Educação, CEE, e o curso autorizando no ano seguinte.

Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema