Ministério da Agricultura apreende 24,5 mil litros de azeite fraudados em rede de supermercados no centro-oeste paulista
Rede de supermercados do centro-oeste paulista foi autuada
por venda de azeite de oliva fraudado — Foto: SFA-SP/Divulgação
De acordo com a Superintendência de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (SFA-SP), que representa o Mapa no estado, o órgão recebeu uma denúncia de um consumidor contra a empresa, na última terça-feira (2).
Fiscais do Mapa estiveram na loja na mesma noite, por volta de 21h30, e recolheram 49 garrafas de 500 ml. O estabelecimento e o centro de distribuição da rede foram autuados.
A fiscalização constatou que o azeite da marca Vincenzo, do lote 19227 095, considerado como “não conforme” com as normas do Mapa, estava disponível nas gôndolas dos estabelecimentos.
As análises laboratoriais, divulgadas nesta quinta-feira (4), confirmaram que os produtos não correspondem aos padrões de identidade e qualidade estabelecidos no regulamento técnico do azeite de oliva.
Os fiscais de Botucatu já solicitaram a relação da quantidade recebida do fornecedor e do total distribuído para as lojas. A rede tem 15 lojas na região e o Mapa orientou também a retirada do produto da área de venda em todas as unidades.
A empresa agora tem prazo para apresentar a defesa e haverá o julgamento do processo administrativo pelo ministério. Os produtos irregulares foram apreendidos.
O g1 procurou a empresa responsável por distribuir o produto no Brasil, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
Orientações
Segundo o Mapa, o azeite é o segundo produto alimentar mais fraudado do mundo, após o pescado. Veja dicas para não ser enganado e adquirir o produto correto:
- Desconfie de preços muito abaixo da média do mercado;
- Confira sempre a lista de produtos irregulares já apreendidos em ações do Mapa;
- Não compre azeite a granel;
- É importante estar atento à data de validade e aos ingredientes contidos;
- Opte por produtos com a data de envase mais recente.