Moradores de Ourinhos fazem ‘churrasco’ em frente à Câmara

 

Protesto é para pedir redução nos salários e gastos dos parlamentares

Moradores de Ourinhos (SP) fecharam a rua em frente à Câmara dos Vereadores na segunda-feira (16) com caminhão de som, refrigerante e muita carne. Eles fizeram um churrasco em protesto para chamar a atenção dos vereadores e pedir a redução nos salários e gastos dos parlamentares. “Nós estamos aqui para cobrar por uma Ourinhos melhor, nós precisamos equalizar os gastos públicos”, afirma o empresário Celso Zanuto.

Os manifestantes querem que os vereadores reduzam os próprios salários e também a quantidade de assessores na Câmara. “Os vereadores estão muito irredutíveis e não querem ceder. Não é nem para essa legislação, é para próxima e mesmo assim eles estão irredutíveis”, explica o aposentado Jair Soares.

A Câmara ficou lotada, mas a sessão terminou meia hora depois de começar e a população reclamou. “Nós achamos que foi um descaso, um desprezo é assim que eles estão tratando a população”, questiona o empresário Antônio de Paula Trevisam Filho.

O presidente da Câmara Roberto Tasca explicou que a rapidez na sessão faz parte do regimento interno quando o assunto é o orçamento. “As sessões nas quais se discute o orçamento têm a ordem do dia para essa matéria e o expediente fica restrito a 30 minutos. Nós estamos só seguindo o regimento interno. Foi votado o orçamento.”

Um vereador de Ourinhos recebe, por mês, R$ 7.577. Cada parlamentar tem um assessor que ganha pouco mais de R$ 4.700. A Câmara de Ourinhos tem 11 vereadores, mas um projeto de emenda aprovado por eles no ano passado prevê que o número de cadeiras aumente para 15 na próxima administração.

Sobre o valor dos salários, o presidente da Câmara disse que os vereadores têm até 30 de junho do ano que vem pra discutir uma proposta de redução e que qualquer aumento salarial está descartado. Fonte: G1

Fotos: Repórter na Rua

88143 88134 88136 88138 88139 88140