Moradores de Santa Cruz do Rio Pardo sofrem com quedas de energia

 

 

Santa Cruz do Rio Pardo sofre com as constantes quedas de energia em vários pontos da cidade. Comerciantes e moradores reclamam demais dos prejuízos, principalmente com alimentos. Bastou chober que as luzes começam a piscar.  “A frequência é muito alta. É começar a mudar o tempo pra chuva, pode ter certeza que alguma queda de energia vai ter”, afirma o comerciante Fabrício Jacinto.

Fabrício é dono de um supermercado no Jardim São João. Com tanto vai e vem de energia ele já ficou quase dois dias sem poder trabalhar. Perdeu quase trezentos quilos de carne, pães congelados e todo um freezer de sorvete, além das vendas diárias. “Até agora a gente não recuperou nada. Fiz um boletim de ocorrência, mas valores reais não tive nada de volta.”

Na Vila Saú, outro extremo da cidade, a aposentada Antônia Aparecida Cremonini e seu marido chegaram a ficar três dias sem energia elétrica. Ela ficou sem lavar roupa e perdeu tudo da geladeira. “Pagamos os impostos e a gente se sente humilhada. Perdemos as coisas, não tinha o que fazer.”

A situação na cidade está tão complicada que o advogado Emerson Sakoda está juntando documentos para entrar com uma ação civil pública contra a CPFL, concessionária responsável pela energia na cidade. Ele cita o código de defesa do consumidor que garante a energia elétrica como item básico que deve ser oferecido de maneira ininterrupta à população, o que não está acontecendo. “Angariando um número de pessoas que comprove que a população está sendo lesada, isso será suficiente para o Ministério Público ajuizar uma ação civil pública.”

A CPFL informou em nota que os temporais que estão atingindo todo o interior do estado têm afetado o fornecimento de energia. Que a CPFL Santa Cruz está investindo em reforços na rede elétrica e equipamentos e ainda que não existe qualquer movimento no sentido de encerrar ou reduzir as atividades na central de atendimento ao cliente ou na base operacional das equipes de campo. Fonte G1