Moradores deixam flores e fotos de vítimas da Covid em cruzes colocadas em rotatória de Assis
Moradores de Assis que perderam parentes para Covid-19 têm deixado flores e fotos nas 308 cruzes que foram colocadas no início do mês na Rotatória São Francisco. Nesta quinta-feira (17) havia dezenas de vasos com flores e também foram pendurados corações e fotos nas cruzes.
As cruzes, que foram pintadas de preto, foram colocadas pelo advogado Karol Tedesque no dia 6 de junho. Na data, a cidade contabilizava 308 mortes pela Covid, segundo o último balanço divulgado nesta manhã, Assis soma 345 vítimas da doença.
Em entrevista ao G1, Karol disse que a intenção foi além de homenagear as vítimas conscientizar as pessoas sobre a importância de todos fazerem a sua parte na prevenção da doença. Além das cruzes, o advogado colocou uma faixa com a frase “A culpa também é sua”.
Ainda segundo Karol, o sentimento de impotência diante do aumento de casos e as mortes de pessoas aguardando por leitos de UTI foram a sua motivação para fazer a ação.
“A intenção dessa intervenção foi puxar a responsabilidade e dividir a culpa, dizer que temos que fazer nossa parte, independente de prefeitura, estado e do presidente. Essa culpa que está nos nossos comportamentos de promover aglomerações, não usar máscara e banalizar o risco. As pessoas só veem que muita gente se cura, mas não veem que muitas morrem também”, explica o advogado.
Nós últimos dias, o advogado tem recebido muitas mensagens de parentes de pessoas que morreram com a doença agradecendo a atitude. Porém ele disse que pretende retirar as cruzes do local até a próxima segunda-feira.
“As cruzes não foram preparadas para ficar tanto tempo expostas ao sol, a intenção sempre foi algo passageiro mesmo, o que estou propondo agora à prefeitura e ao Rotary Clube, que também é responsável pela rotatória. é que se faça ali um projeto de um jardim florido adequado ao local, em homenagem a todas as vítimas e que seria algo mais duradouro”, explica.
Karol também disse que pretende fazer alguma obra de arte utilizando as cruzes. “Após a retirada tenho intenção de fazer uma obra com todas elas, mais outras cruzes representando as pessoas que faleceram depois.”
Repercussão nas redes sociais
Karol Tedesque fez uma postagem no seu perfil no Facebook no dia 7 de junho com fotos da intervenção e escreveu um texto para conscientizar sobre a gravidade da doença e o desrespeito às medidas de prevenção contra o coronavírus.
No texto, Tedesque diz que a intenção foi homenagear os moradores da cidade que perderam a vida para a doença e fazer um apelo para que todos se cuidem.
“Homenagem aos 308 assisenses que perderam a vida para o vírus Covid-19 até o dia 2 de junho, e também um apelo para que as pessoas e as autoridades busquem mais consciência de seus atos, óbvio que muitos se curaram desse vírus malditos, mas muitas famílias já foram dilaceradas e precisamos conter a disseminação dessa doença tão silenciosa, contagiante e fatal.”
Após a postagem com um texto explicando a intervenção, muitas pessoas procuraram Karol para agradecer a homenagem, inclusive pessoas que perderam familiares para a Covid-19.
“Eu recebi muito apoio de muitas famílias que se comoveram com a intervenção tanto homenagem, como no sentido de manifesto. Uma pessoa que perdeu o pai foi comigo para participar. Recebi também uma mensagem de uma mulher que perdeu o filho e que viu na homenagem uma forma de se despedir dele e homenageá-lo. Um DJ também fez um vídeo da rotatória que alcançou mais de 200 mil visualizações no Instagram da última vez que vi”, fala.
No entanto, apesar da repercussão positiva, muitas pessoas também expressaram descontentamento com o protesto. Isso porque, ele tem uma presença ativa na cidade no combate à pandemia e defende o isolamento social e a continuidade das aulas online.
“Eu fui tomando algumas medidas que achava viáveis, mas em Assis, ainda existe uma parcela da população que continua a negar a pandemia, algo que vem muito da elite. E recebi algumas retaliações por conta da intervenção, mas a arte quando não provoca algum tipo de desconforto, não seguiu a proposta.”
A faixa colocada na rotatória com os dizeres “A culpa também é sua!!!” foi rasgada e Karol fez outra postagem nas suas redes sociais no dia 10 expressando sua indignação.
“Não vejo uma faixa rasgada, vejo um sinal dos nossos tempos, tempos onde tentam a todo instante rasgar a constituição, rasgar a liberdade de expressão, rasgar a tolerância […]”.