Moradores registram superlua em fazenda no interior de SP
A superlua pode ser registrada de uma visão privilegiada em uma fazenda onde funciona o Museu do Café em Piratininga (SP) na noite desta terça-feira (25).
Segundo os astrônomos, entre os dias 25 e 26 de maio a Lua estará próxima de seu perigeu – ponto de sua órbita mais perto da Terra. Por isso, ela parecerá maior para quem a observar da perspectiva do nosso planeta.
Nesta manhã, o Brasil também poderá ver a fase inicial de um eclipse lunar total – quando Sol, Terra e Lua se alinham e nosso planeta faz sombra sobre o satélite.
No entanto, o professor de astronomia e responsável pelo Observatório Astronômico da Unesp em Bauru, Rodolfo Langhi, afirmou que o eclipse não será visto na região de Bauru.
‘Superlua’ é vista no céu em noite de eclipse; veja FOTOS e entenda o fenômeno
A foto combinada mostra a Lua completamente eclipsada, no centro, e as diferentes fases do eclipse lunar total conforme visto em Los Angeles, Califórnia. — Foto: Associated Press
Segundo Langhi o instante da “superlua”, ou seja, da lua cheia de perigeu foi às 22h49 desta terça-feira (25).
Mesmo assim, o fenômeno ainda pode ser visto dias depois e, visualmente, não vai ser possível notar a diferença no tamanho dela de um dia para o outro.
‘Nascer’ da Lua também foi acompanhado na fazenda em Piratininga — Foto: Guilherme Amaral/ Museu do Café
“Portanto, ela continua sendo maior no tamanho aparente dela, ou seja a chamada ‘superlua'”, explica o professor.
Por isso um evento de observação da Lua também vai ser realizado na noite desta quarta-feira (26) no Museu do Café em parceria com o Observatório da Unesp de Bauru. Por conta da pandemia, o evento tem número limitado de participantes e todas as vagas foram preenchidas. Fonte G1