Morre idoso que foi atingido por muro em ‘tempestade’ de poeira enquanto jantava com a esposa em Bauru

José Freitas ficou 17 dias internado após ter sido atingido por muro de residência vizinha — Foto: Arquivo Pessoal

José Freitas ficou 17 dias internado após ter sido atingido
por muro de residência vizinha — Foto: Arquivo Pessoal

Morreu, nesta segunda-feira (28), o morador da casa atingida por um muro em construção durante a “tempestade de poeira” que atingiu Bauru (SP), no dia 11 de agosto. José Francisco Ribeiro de Freitas, de 76 anos, estava internado há 17 dias na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital de Base (HB).

No dia do acidente, o muro de um imóvel vizinho, situado no Jardim Bela Vista, caiu sobre a casa de José enquanto ele jantava com a esposa Neide Alves de Freitas, 68 anos, na cozinha. Na ocasião, com ventos a mais de 70 km/h, uma nuvem de poeira atingiu várias cidades do centro-oeste paulista.

O local que teve o muro que desabou passava por obras e precisou ser parcialmente interditado, após avaliação da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan).

A vítima foi conduzida, a princípio, para o Pronto Socorro Central (PSC), antes de ser transferida para o HB. Segundo a família de José, ele teve lesões na cabeça e precisou levar 32 pontos, além de perfuração no pulmão, costelas quebradas, bem como lesões no tórax e na coluna.

José era sogro do vereador de Bauru, Marcelo Afonso (Patriota). Nas redes sociais, o gabinete do membro do Poder Legislativo lamentou o falecimento.

“O senhor Freitas deixou um legado de amor, generosidade e sabedoria, e sua partida deixa uma lacuna imensurável em nossos corações. Freitas foi uma presença marcante e deixará saudades em todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo”, diz o trecho do comunicado.

José Francisco Ribeiro de Freitas foi enterrado na tarde desta terça-feira (29), no Memorial Necrópole Ecumênica Vertical, em Bauru. O caso foi registrado no plantão da Polícia Civil para investigação.

Em nota, a Seplan afirmou que o imóvel, cuja queda atingiu o proprietário da casa vizinha, está com a obra paralisada (embargada). O Setor de Fiscalização continua fazendo as vistorias necessárias na obra, verificando se possui projeto aprovado.

“Caso seja detectado qualquer irregularidade, deverá ser adotados os atos fiscalizatórios pertinentes pelo Fiscal de Posturas”, complementa o comunicado da Prefeitura de Bauru.

Vítima era sogro de vereador Marcelo Afonso, de Bauru (SP), que lamentou a morte nas redes sociais — Foto: Facebook/Reprodução

Vítima era sogro de vereador Marcelo Afonso, de Bauru (SP),
que lamentou a morte nas redes sociais — Foto: Facebook/Repro