“Mulheres de Peito” em Paraguaçu a partir da próxima semana

 

Entre os dias 19 de julho e 20 de agosto Paraguaçu Paulista receberá a instalação em espaço público e aberto, a carreta de realização de exames de mamografia, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, dentro do Programa Mulheres de Peito, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Saúde.

Conforme atendimento a ser feito gratuitamente durante todo o período, mulheres a partir de 35 anos serão contempladas com os exames. Os critérios para que as mulheres possam participar do agendamento e realização dos exames, são:

– mulheres de 35 a 49 anos, deverão estar de posse de pedido médico (rede privada ou SUS), RG e Cartão SUS;

– mulheres acima de 49 anos, com RG e Cartão SUS;

Para poder usufruir da presença da carreta, as mulheres deverão fazer o agendamento no Departamento Municipal de Saúde, na rua Maria Paula Gambier Costa, 819, das 7h as 11h e das 13h as 17h, com uma funcionária exclusiva que será definida especialmente para o agendamento.

Empresas que tiverem interesse em beneficiar suas funcionárias podem procurar o Departamento de Saúde para o agendamento que poderá ser realizado através de e-mail. O Departamento de Saúde informa que, mesmo com a presença da carreta em Paraguaçu durante este período todo, a Unidade da Mulher continuará realizando o agendamento e os exames de mamografia para as paraguaçuenses, pois a carreta conta com corpo clínico próprio.

O programa, que já realizou 73.824 mamografias, 3.382 ultrassons e 480 biópsias gratuitas em mulheres de todas as idades, é uma iniciativa da Secretaria com o objetivo de ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o Estado.

Para tanto, quatro carretas têm percorrido os municípios paulistas desde o início de 2014, passando por mais de 600 cidades localizadas na região metropolitana de São Paulo, no interior e no litoral.

As carretas possuem além do mamógrafo, aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários. Além de uma equipe multidisciplinar, composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista, que fornecem toda a assistência necessária às pacientes.