Mutirão de fruticultores inicia colheita de maracujá em Maracaí
O Núcleo de Fruticultores do Projeto Empreender, em parceria com a Associação Comercial Industrial de Maracaí, iniciou a colheita de Maracujá Azedo, nas propriedades rurais do município.
Desde junho de 2015, quando iniciou o plantio em regime de mutirão, foram cerca de 3.300 mudas que cresceram no viveiro com tela antiafídica da AFERCOR (Associação e Formação de Empresários Rurais da Colônia Riograndense), viabilizado pela Prefeitura Municipal, que tem sua estrutura projetada para reduzir a exposição das mudas à pragas e demais doenças.
Já no mês de setembro as mudas com mais de 1 metro de altura saíram do viveiro e foram para as propriedades para serem plantadas e cultivadas até o momento da colheita. Todo o processo teve o acompanhamento do Dr. Nobuyoshi Narita e do Engenheiro Agrônomo Carlos Sussumu Suyama que realizam visitas aos agricultores para dar orientações sobre a cultura.
A expectativa é de colher frutos até o mês de junho. “Os agricultores estão muito satisfeitos com a aposta no Maracujá e pretendem continuar com o plantio de novas mudas neste ano. A fruticultura apresenta altos rendimentos em pequenas áreas com a utilização de mão de obra familiar, com produtos de alto valor agregado.” – disse a Agente de Desenvolvimento Samantha Cardoso do Núcleo de Fruticultores do Programa Empreender.
Fonte: Associação Comercial e Industrial de Maracaí
Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal de Maracaí