Nem quem mora no campo quer ficar sem conexão

 

Aos poucos, o cenário vai mudando. Quem antes tinha dificuldade para se comunicar, agora está podendo desfrutar as facilidades da internet. A conexão com a rede computadores é usada para o lazer e para o trabalho, assim como na zona urbana.

Gilson dos Santos é gerente de irrigação numa fazenda em Paranapanema (SP) e contou para o Nosso Campo que usa o aplicativo do celular para coletar informações sobre a umidade do solo. Esse tipo de monitoramento garantiu agilidade na hora de definir o volume de água para irrigar a plantação.

O dono da fazenda, Petrus Daffara Veldt, só cita vantagens com a internet na propriedade. Ele diz que é uma ferramenta que ajuda no acompanhamento das recomendações técnicas, no envio de fotos e na solicitação de peças, além de melhorar a qualidade de vida dos moradores.

Isabela Gidiane mora na fazenda e está satisfeita. Quando precisa de qualquer coisa, vai logo pesquisando na internet. Ela ainda comemora o fato de ter ficado mais fácil se comunicar com os familiares.

Segundo uma pesquisa divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, 34% da população rural do país tem acesso à internet, contra 24% em 2014. Mas o número de casas rurais com conexão ainda é baixo. O índice é 22%, sendo que na zona urbana é 56%.

Em Itapeva (SP), o agricultor Maurício Swart destaca que tudo ficou mais fácil. Antes, o agrônomo tinha que colher o material na fazenda, levar para Piraju (SP) e só depois voltar com os dados em um pendrive ou CD para, então, passar ao agricultor. Atualmente, todos os arquivos são baixados na própria fazenda em minutos. Fonte G1