Nível dos rios Paranapanema e Pardo sobem e moradores saem de casa
Os dois principais rios da região de Ourinhos (SP), o Paranapanema e o Pardo, ainda estão com o nível muito acima do normal. Por isso, a Defesa Civil começou um trabalho para alertar as famílias que vivem em áreas ribeirinhas.
A chuva deixou a estrada municipal Mauro Moura com puro barro e está praticamente intransitável. A vicinal é um dos acessos ao bairro do Pinho, onde famílias estavam ilhadas e foram socorridas pelos bombeiros.
Segundo a Defesa Civil, o rio Paranapanema não baixou e continua 6 metros acima do nível normal. As famílias ainda não puderam voltar para casa. Duas famílias precisaram ser retiradas de casa em botes. Até um cachorro foi resgatado pela Defesa Civil. O rio subiu de repente, surpreendendo os moradores. “Muito medo, a pessoa está dormindo e quando vê está no meio da água, fica difícil”, lembra o morador Ademir Rosa.
As equipes também estão trabalhando no jardim Josefina, onde o rio Pardo passa na porta da casa de muita gente. Em uma casa a água chegou até a área. A Defesa Civil está fazendo um trabalho de avisar que caso o rio não baixe eles terão que deixar suas casas. “A situação está ficando cada vez mais grave. Eles estão sabendo que estão correndo risco e com isso eles estão aos poucos saindo”, explica o coordenador da Defesa Civil Harold Schafer.
O rio Pardo subiu mais de três metros e deixou muita gente assustada em outras cidades da região. Em Santa Cruz do Rio Pardo, o rio Pardo subiu e os quiosques de um clube ficaram praticamente encobertos. Em São Pedro do Turvo, o rio São João subiu quase 4 metros. A Defesa Civil colocou a cidade em estado de alerta. Fonte G1