No ‘Dia Mundial da Água’, prefeitura alerta população para conscientização

A data foi criada pela ONU em 1992, com o intuito de conscientizar a população sobre a importância desse bem natural, imprescindível para a sobrevivência humana, animal e vegetal.

Água é vida, e está inserida em diversas áreas como na agricultura, na indústria, na saúde, e está cada vez mais escassa. De acordo com a ONU, até 2050, aproximadamente 5,7 bilhões de pessoas poderão viver em áreas com escassez de água pelo menos uma vez ao mês.

Uma pessoa precisa em média, 40 litros de água por dia para realizar suas atividades, como tomar banho, se higienizar, hidratar, preparar alimentos.

“A água é nosso bem maior, precisamos ser conscientes, apesar de vivermos em uma cidade privilegiada; no ano passado Assis passou por uma estiagem, com períodos de poucas chuvas, afetando a agricultura da região. O uso consciente é necessário em todas as áreas, não podemos usar as mangueiras como vassouras, arrastando a sujeira da calçada. Vamos pensar no próximo, no futuro. Precisamos também pensar na água em quantidade e também qualidade. Muitas vezes o descarte incorreto de lixo, são arrastados pela chuva, poluem e contaminam as águas e afetam diretamente a todos” comenta Ana Paula, secretária Municipal da Agricultura e Meio Ambiente.

Programação durante a semana da ‘Água’ em Assis:

Seguindo o ODS – Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 6 – Água Potável e Saneamento, durante essa semana, a Prefeitura através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente irá postar vídeos educativos sobre o Dia Mundial da Água abrangendo sua diversidade:

Professora da Rede Municipal Ligiane Takaasi – Nascentes da cidade;

Professora da Fema Elaine Amorim – Análise da qualidade da água;

Professores Raphael de Souza e Thiago Hernandes da ETEC – Uso da água na indústria;

Médico da Secretaria Municipal da Saúde Dr. Gilson Porto – Consumo de água na saúde;

Prefeito José Fernandes – Uso da água na agricultura.

ASSESSORIA PMA