No mês dos idosos confira algumas dicas para evitar acidentes domésticos

 

No dia 1º de outubro de 2003 foi aprovada a Lei nº 10.741, que tornou vigente o Estatuto do Idoso. Pelo fato de o Estatuto ter sido instituído em 1º de Outubro, em 2006 foi criada uma outra lei (a Lei nº 11.433, de 28 de Dezembro de 2006) para transferir o Dia do Idoso para 1º de outubro. Vale salientar que desde 1994, com a Lei nº 8.842, o Estado brasileiro já havia inserido a figura do idoso no âmbito da política nacional, dado que essa lei criava o Conselho Nacional do Idoso. O fato é que, com a criação do Estatuto do Idoso, em 2003, o Brasil começou a incorporar à sua jurisprudência, resoluções de organizações internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Por isso, no mês de outubro, várias ações e campanhas são dedicadas aos idosos. Um dos principais problemas enfrentados pelas pessoas na terceira idade são as quedas, principalmente em casa. Este tipo de acidente costuma trazer consequências físicas, funcionais e emocionais. Pensando em diminuir os riscos recomendações e pequenas mudanças no ambiente, podem fazer a diferença.

Segundos especialistas, as fraturas mais comuns ocorrem nos punhos, no quadril e no úmero (osso que liga o ombro ao cotovelo). Além de restringir a mobilidade e causar inseguranças para realizar tarefas simples do dia a dia, as quedas podem trazer complicações de saúde e até risco de morte.

Algumas mudanças simples, como não trancar as portas dos cômodos e manter os ambientes livres para circulação, podem diminuir os riscos. Confira algumas:

Banheiro:
– O interruptor de luz deve estar próximo à porta; caso não tenha, coloque uma luz de tomada para iluminar o banheiro à noite;

– Use piso ou tapete antiderrapante;

– Coloque barras de apoio ao lado do vaso sanitário e dentro do box. Se necessário, utilize cadeira de banho ou de plástico resistente no banho.

Quarto:
– Ajuste a altura da cama para que o idoso, quando sentado em sua beirada, coloque os pés no chão;

– Mantenha um abajur ou interruptor de luz ao lado da cama;

– Organize as roupas do dia a dia em local de fácil acesso no guarda-roupas;

– Utilize sino ou campainha para chamar ajuda em caso de necessidade.

Sala:
– Cadeiras, poltronas ou sofás devem ter braços para facilitar o ato de sentar e levantar;

– O idoso deve ficar com as costas apoiada no encosto e os pés apoiados no chão;

– Tapetes devem ser removidos para evitar tropeços.

Cozinha:
– Passadeira ou fita antiderrapante devem ser colocados no chão próximo à pia, para evitar que o idoso escorregue;

– Armários devem ser fixados na parede e organizados para que os objetos possam ser alcançados sem o uso de bancos ou escadas.

Escadas e corredores:

– Devem ter corrimão, passagem livre de objetos e fitas antiderrapantes nos degraus.