Nota de corte da Fuvest cresceu em 42% dos cursos
A nota de corte do vestibular 2016 da Fuvest aumentou em 47 das 111 carreiras oferecidas na Universidade de São Paulo (USP), segundo os dados divulgados pela fundação nesta segunda-feira (14). A variação para cima aconteceu em 42,3% do total. A Fuvest 2016 tem 51 carreiras em que houve queda na nota de corte, o equivalente a 45,9% de todas as carreiras. Nas outras 13 carreiras, não houve variação.
A carreira que mais viu a nota de corte crescer foi a de pedagogia em Ribeirão Preto, que subiu de 27 pontos, na Fuvest 2015, para 43 pontos na edição atual.
Outras quatro carreiras tiveram um aumento de mais de 10 pontos: engenharia de biossistemas em Pirassununga (de 27 para 41 pontos), gerontologia na USP Leste (de 27 para 40 pontos), gestão ambiental na USP Leste (de 27 para 39 pontos) e licenciatura em geociências e educação ambiental (de 27 para 38 pontos).
Maiores notas de corte
A maior delas foi do curso de medicina – o candidato necessita ter atingido 73 pontos para prosseguir no processo seletivo. No ano passado, a nota de corte para a carreira foi de 72 pontos.
O corte para que os candidatos de medicina no campus das Clínicas, na Capital, sejam aprovados para a segunda fase é o mais alto em três edições da Fuvest, e se igualou às marcas das edições de 2013 e 2012. Porém, a nota de corte mais alta da carreira nos últimos anos continua sendo a da Fuvest 2009, quando a pontuação mínima para passar para a segunda fase foi 77.
Já no curso de psicologia, que nesta edição teve a quarta nota de corte mais alta entre as 111 carreiras, a pontuação mínima bateu recorde em pelo menos dez anos. Foi a primeira vez que a nota de corte da carreira, oferecida no campus da Cidade Universitária, na Capital, ficou acima dos 60 pontos.
Lista de aprovados
A lista dos aprovados para a segunda fase e a relação dos locais de prova serão adiantadas e divulgadas nesta sexta-feira (18) – no manual do candidato, a data inicialmente prevista era dia 21 de dezembro. A segunda fase será nos dias 10, 11 e 12 de janeiro de 2015.
Os endereços para a realização das próximas provas não necessariamente são os mesmos da primeira etapa.
A prova da primeira fase foi aplicada no dia 29 de novembro e teve 90 questões de múltipla escolha sobre conteúdos das matérias do currículo do ensino médio: português, história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês.
Candidatos de medicina e de engenharia na escola politécnica foram os únicos a acertar todas as respostas.
Segunda fase
Em 10 de janeiro, primeiro dia da segunda fase, todos os candidatos deverão fazer uma prova com dez questões de português e uma redação.
No dia 11, será aplicada uma prova com 16 questões dissertativas de história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês.
E no terceiro e último dia, serão 12 questões dissertativas, que abordam conteúdos de acordo com a carreira escolhida pelo candidato. A avaliação pode cobrar temas de duas ou três disciplinas.
A primeira chamada dos aprovados no vestibular será divulgada em 2 de fevereiro de 2016. Fonte G1