Nova onda de calor deve elevar temperaturas no centro-oeste paulista nesta semana

Bauru e Marília devem registrar altas temperaturas — Foto: Reprodução/TV TEM

Bauru e Marília devem registrar altas temperaturas
— Foto: Reprodução/TV TEM

A nova onda de calor que atinge regiões do Brasil desde segunda-feira (11) também deve elevar as temperaturas em Bauru (SP) e Marília (SP) até domingo (17).

De acordo com o Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp (IpMet), Bauru deve registrar máximas, na maioria dos dias, de 37°C, enquanto as mínimas não devem ficar abaixo dos 17°C. Na sexta-feira (15), a previsão é de 37°C de máxima e mínima de 24°C.

Onda de calor com 'alerta de perigo' do Inmet atinge 5 estados e deve durar até a próxima sexta

Onda de calor com ‘alerta de perigo’ do Inmet atinge 5 estados e deve durar até a próxima sexta

Em Marília, a situação pode ir além e os termômetros podem beirar os 40°C, com o registro de máxima prevista para quinta-feira (14), com 39°C. O tempo tende a ficar estável, sem possibilidades de chuva.

Onda de calor

Segundo especialistas, a onda de calor acontece quando temos uma temperatura acima da média por um período de mais de cinco dias.

Mapa mostra regiões onde altas temperaturas devem ser registradas na semana que vem. — Foto: Arte/g1

Bauru e Marília devem registrar altas temperaturas
— Foto: Reprodução/TV TEM

De acordo com o Climatempo, uma massa de ar quente ganha força entre o Paraguai e o norte da Argentina. Combinado a uma área de alta pressão, o calor deve se manter sobre a região por uma sequência de dias. O sistema dificulta a formação de nuvens carregadas e mantém o ar seco e em gradual aquecimento.

A previsão indica que essa massa de ar quente deve se expandir para a regiões sul do Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso, Triângulo Mineiro e interior de São Paulo. Essas regiões devem ter calor intenso até sexta-feira.

A meteorologista Maria Clara Sassaki comenta que, em algumas regiões, os termômetros podem chegar a máximas perto dos 40°C. Ela também afirma que o ápice da onda de calor deve acontecer entre quarta (13) e quinta (14).

Fonte: G1