Novas regra do Plano SP entram em vigor nesta sexta-feira; veja o que muda na região
As novas regras do Plano São Paulo, anunciadas na quarta-feira (7), passam a valer a partir dessa sexta-feira (9) e uma das principais mudanças é em relação ao horário de funcionamento do comércio, que será ampliado em duas horas. As regras valem até o dia 31 de julho.
Diante da nova regra, as prefeituras de cidades como Marília, Botucatu, Ourinhos, Jaú, Lins, Agudos, Barra Bonita, Pederneiras (SP) anunciaram que vão seguir o Plano SP, com a edição de novos decretos para se adaptar às mudanças.
Bauru, por sua vez, anunciou que só deve aderir às flexibilizações a partir da próxima sexta-feira (16), dependendo da análise dos dados da pandemia.
Com a mudança no Plano SP, as lojas, bares e shoppings das cidades que vão seguir as novas regras passam a ter autorização para funcionar das 6h às 23h – até então, o horário permitido era até as 21h.
A capacidade máxima de ocupação dos estabelecimentos também passa a ser de 60%. Anteriormente, era 40%.O governo recomenda que os estabelecimentos recebam os clientes apenas até as 22h, para que possam fechar as portas às 23h, sem ultrapassar o horário permitido.
Os comércios essenciais como mercados, padarias, açougues, postos de combustíveis, lavanderias, meios de transporte coletivos, transportadoras, oficinas de veículos, atividades religiosas, hotéis, pousadas e outros serviços de hotelaria, bancos, pet shops e serviços de delivery continuam com permissão para funcionar em qualquer horário.
Setores não-essenciais incluídos nas novas regras do Plano SP:
Restaurantes, bares, cafés e lanchonetes
Lojas, shoppings, galerias e outros comércios não essenciais
Salões de beleza, barbearias e clínicas de estética
Museus, cinemas, teatros e shows com público sentado
Academias de ginástica, clubes e centros esportivos
Bauru mantém restrições
A prefeitura de Bauru informou nesta quinta-feira (8) que permanecem valendo na cidade as regras do decreto com restrições mais rígidas para evitar novos casos de Covid-19 que tem validade até a próxima quinta-feira (15).
O anúncio indica ainda que a cidade pode aderir às flexibilizações a partir do dia 16 de julho. Portanto, neste feriado e fim de semana, Bauru vai seguir com o comércio e os serviços liberados das 6h às 21h, com ocupação de até 30% da capacidade.
Segundo a prefeitura, a possível alteração de regras vai depender da avaliação dos indicadores epidemiológicos. Serão levados em consideração os índices de casos, óbitos e ocupação dos leitos de UTI.
Segundo a prefeitura, a região de Bauru vem apresentando redução destes índices e, por isso, a Secretaria de Saúde recomendou a manutenção do atual decreto por mais uma semana, até que uma redução mais significativa seja verificada, antes de um aumento das flexibilizações.
Sendo assim, os bares, restaurantes e lanchonetes de Bauru continuam autorizados a funcionar apenas das 6h às 21h e ocupação máxima de até 30% da capacidade.
Após as 21h, estes estabelecimentos poderão trabalhar através do sistema de delivery ou drive-thru. Os shoppings continuam autorizados a funcionar apenas até as 21h.
O decreto também limita a entrada de apenas uma pessoa por família nos supermercados. Além disso, continua proibida a venda de bebidas alcoólicas em qualquer estabelecimento, das 21h às 6h do dia seguinte, em todos os dias da semana.