Observação Assistida é realizada no CEDET
A Secretaria Municipal de Educação de Assis por intermédio do CEDET (Centro para o Desenvolvimento do Potencial e Talento), em parceria com a ASPAT (Associação de Pais e Amigos para o Apoio ao Talento) realizou de 02 a 05 de maio, nas dependências do referido centro mais uma etapa do processo de identificação acerca de jovens dotados e talentosos de nosso município. A Observação Assistida contou com a presença de 81 alunos apontados nas observações diretas.
Os alunos são acompanhados por facilitadores do centro, que orientam e coletam a maior variedade e quantidade possível de dados que os ajudem a responder as perguntas levantadas pela análise das folhas de observação, coletadas nas escolas, quanto aos domínios de capacidades de cada aluno.
A Observação Assistida faz parte da metodologia própria do CEDET, desenvolvida pela educadora Zenita Guenther, com objetivo de propiciar às crianças oportunidades para viver situações novas, estimulantes e interessantes, junto com outras crianças em ambientes distintos. “Neste momento são feitas anotações pelos facilitadores especialistas e após o término da Observação é discutido se o aluno possui ou não as habilidades necessárias para ser atendido pelo centro”, explica Luciani Franco Gambali, professora facilitadora do CEDET.
O Centro é pioneiro em nossa região e o segundo deste tipo no Estado de São Paulo. Atualmente atende 215 crianças individualmente e assiste a mais 289 nas escolas, semanalmente. Dos 81 alunos participantes da Observação Assistida, 59 foram identificados com dotação e talento e passarão a ser atendidos pelo CEDET/Assis.
Fotos: Erica Bueno