Onda de frio incomum mata mais de 80 pessoas na China, Japão e Taiwan

 

Onda de frio incomum mata mais de 80 pessoas na China, Japão e Taiwan

Uma potente onda de calor avançou para o sul da Ásia nas últimas 48 horas provocando acentuado declínio de temperatura em regiões de clima tropical, como o sul da China.

Na cidade chinesa de Guangzhou, que possui clima tropical, voltou a nevar após quase 50 anos sem registro oficial do fenômeno. Pelo menos quatro pessoas morreram por asfixia após a inalação de monóxido de carbono para aquecer uma estufa.

Ilhas ao sul do Japão, que normalmente registram temperaturas entre 25°C e 30°C, tiveram marcas próximas de 0°C, onde moradores de áreas rurais, principalmente, não resistiram às baixas temperaturas e acabaram morrendo.

Em Taiwan, a capital Taipei registrou muito frio, o que provocou a morte de 57 pessoas, a maioria por problemas cardíacos. Ao todo, nos três países, pelo menos 85 pessoas morreram devido ao frio incomum, mesmo estando no inverno no Hemisfério Norte.

Dados meteorológicos
Dados de Meteorological Aerodrome Report (METAR) do Aeroporto Internacional de Guangzhou Baiyun registraram temperatura mínima de apenas 2°C e máxima de 12°C nesta segunda-feira (25).

Já o Aeroporto Internacional de Taiwan aferiu, também mediante dados de METAR, temperatura mínima de 5°C e máxima de apenas 10°C.

(Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)