Operários morrem soterrados em obra de galeria de esgoto em Marília
Dois operários de uma obra de galerias de esgoto morreram soterrados nesta quarta-feira (23) à tarde em Marília (SP). Segundo o Corpo de Bombeiros, os homens trabalhavam na limpeza do esgoto a cinco metros embaixo da terra, quando foram surpreendidos com um gás.
O gás saia de dentro do esgoto. Edvaldo Nascimento, de 45 anos, teria sido o primeiro a descer. Ele desmaiou e o colega de trabalho Gilson Porto, de 46 anos, tentou retirá-lo do esgoto, mas a terra, que estava ao lado, caiu no buraco e soterrou os dois.
Dez homens do Corpo de Bombeiros trabalharam para socorrer os soterrados. A terra era tirada com baldes e quando um caminho era aberto, um bombeiro descia com equipamento respiratório na tentativa de chegar até as vítimas. O trabalho durou uma hora e meia, até que eles foram retirados sem vida. “Foi feito trabalho muito delicado para retirar a terra para tentar retirá-los com vida”, explica o tenente do Corpo de Bombeiros Ricardo Marçal.
A polícia esteve no local e vai investigar as causas das mortes. “Nós requisitamos perícia, será apurado o eventual delito de homicídio culposo. O problema é o gás que ocasionou o desmaio. Eu acredito que eles não usavam equipamento de segurança, mas tudo isso será apurado”, diz o Eduardo Tucunduva.
Em nota, a Replan Saneamento e Obras, diz fornece todos os equipamentos de proteção individuais e que os funcionários estavam equipados.
A empresa também lamentou a morte dos funcionários e diz que está prestando toda assistência aos familiares. Eles afirmam que a fatalidade será esclarecida após laudos técnicos e que vão prestar todas as informações necessárias e solicitadas. Fonte G1