OSS Santa Casa de Assis destaca normas de acompanhantes em hospital

 

A Organização Social de Saúde Santa Casa de Misericórdia de Assis comprometida com a saúde e bem-estar de seus pacientes tem reorganizado seus serviços de forma a promover mais qualidade aos serviços prestados. Dentre as ações de melhorias que estão ocorrendo está a relacionada à segurança em saúde do paciente. Neste sentido, a Organização está reforçando as normas de permanência de acompanhantes durante o período de internação do paciente.

A OSS informa que a partir do dia 01 de fevereiro serão permitidos acompanhantes de pacientes menores de 18 anos,caracterizados como crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, mulheres em trabalho de parto, parto e pós-parto, idosos acima de 60 anos e pessoas dependentes de cuidados, conforme as leis do Estatuto da Criança e do Adolescente, Estatuto do Idoso, Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acompanhantes de paciente em trabalho de parto, parto e pós-parto (Portaria MS/GM nº 2.418, de 02/09/2005) e Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde – Ministério da Saúde. As exceções da norma são para casos de internações em enfermaria de até dois leitos e apartamentos.

Além de uma melhor organização, a medida visa principalmente promover mais segurança aos pacientes internados, já que é de responsabilidade da Organização a garantia, preservação e cuidados essenciais de saúde para os mesmos.

Desde a última semana a OSS vem informando sobre a adequação as instituições interessadas, como Conselho de Saúde, Secretarias Municipais de Saúde, Câmara Municipal e Civap Saúde, também por meio de folheto, aos pacientes e visitantes do Hospital.

Mais informações podem ser obtidas na Ouvidoria da OSS, o setor fica dentro do Hospital e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h30. O contato também pode ocorrer via telefone pelo número: (18) 3302-3319.

O.S.S. Santa Casa de Misericórdia de Assis conta atualmente com 108 leitos, sendo 10 de U.T.I., oferecendo serviços assistenciais de saúde nas áreas de Internação, Laboratório de Análises Clínicas e Patológica, Maternidade, Pronto Atendimento, Serviço de diagnóstico por imagem, Serviço de Endoscopia, Serviços Técnicos e em 31 especialidades

A Organização é a gestora do Ambulatório Médico de Especialidades –AME, uma unidade da Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo.

Os serviços prestados pelas unidades de serviço, Santa Casa e AME Assis tem promovido ainda o oferecimento de atendimento de qualidade para 12 Municípios, que envolvem uma região de cerca de 250.000 mil habitantes.

Para saber mais sobre a Santa Casa de Assis acesse www.santacasadeassis.org.br